Início
NOTÍCIAS
30/10/2018
Secretário José Roberto Stopa é elogiado na Câmara Municipal de Cuiabá ao defender área ambiental
Brunna Maria - CMC
“Salvar o Rio Cuiabá e, consequentemente, o próprio Pantanal, é tarefa de todos nós. E a Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá abraçou também essa causa”, afirmou José Roberto Stopa

 Atendendo convite dos vereadores Marcos Veloso e Dilemário Alencar, o secretário de Serviços Urbanos do município cuiabano, José Roberto Stopa, esteve hoje (30) na Tribuna Livre do Legislativo, oportunidade em que discorreu sobre o processo licitatório referente à coleta de lixo em Cuiabá, a ser oficializado (abertura dos envelopes) na próxima quinta-feira. Também falou acerca dos gastos mensais dos serviços de coleta e outras melhorias que serão implantadas no setor, previstas no novo contrato, sem que isso implique em despesas extras no Orçamento da Pasta.

Dentre os itens elencados no seu pronunciamento, o secretário adiantou que a Pasta irá dinamizar uma série de serviços de limpeza das galerias pluviais (chuva) e coleta sistemática do lixo às margens do Rio Cuiabá, a fim de garantir a despoluição gradual do manancial, de há muito sobrecarregado de dejetos. O custo da coleta fluvial está embutido na tonelada dos serviços a serem contratados. “É a contrapartida da empresa. Ganho que acrescentamos ao edital”, disse.

Segundo ele, a quantidade de lixo acumulada nas águas do principal abastecedor de Cuiabá já atingiu índices que extrapolam em muito os limites críticos impostos pelas organizações ambientais, seja em nível público e/ou privado. Fato que exige mobilização urgente de órgãos gestores e da sociedade, em geral.

“Temos coletado muito lixo às margens e dentro do Rio Cuiabá e, principalmente, nas galerias pluviais, várias entupidas por dejetos de toda espécie. Isso tudo vai direto para o Rio Cuiabá, e, a partir daí, segue rumo ao Pantanal, contaminando um dos lugares mais belos do nosso Planeta. É um processo de asfixia gradual do meio ambiente que precisamos evitar a todo custo”, frisou o secretário.

José Roberto Stopa informou que, na próxima terça-feira, reeducandos de diversas unidades prisionais da capital (Carumbé, Pascoal Ramos e Presídio Feminino de Santo Antônio) vão participar desse trabalho de limpeza das margens do Rio Cuiabá e de outros pontos críticos da capital.

“Só pra se ter uma ideia, na campanha Lixo Zero, realizada recentemente, acumulamos cinco toneladas de lixo na Praça Alencastro. Detalhe: lixo coletado somente no centro da capital, nas ruas e galerias pluviais. É parte do que tem sido lançado no Rio Cuiabá e vai direto para a região pantaneira de Mato Grosso, poluindo esse monumental cartão-postal famoso mundialmente”.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
12/11 - Vereadores e equipes técnicas de Planejamento e Governo discutem emendas impositivas
12/11 - Com apoio de Toninho de Souza, Primeiro de Março será 100% asfaltado
09/11 - Agentes de saúde e de endemias lotam Plenário da Câmara na luta por direitos
09/11 - 12/11 - Audiência Pública para comemorar e debater o dia da Consciência Negra
09/11 - 13/11 - Sessão Ordinária
09/11 - 14/11 - Audiência Pública debate PL Nº 543/2018, que regulamenta o transporte remunerado privado individual
09/11 - Câmara de Cuiabá debate a importância do Dia da Consciência Negra
09/11 - Fala, Plenário!
08/11 - Vereador Dr. Xavier visita E.M. São João Bosco e anuncia reforma geral da unidade
08/11 - Bussiki promete fiscalizar implantação de hospital materno-infantil em Cuiabá
07/11 - Toninho de Souza cobra que CPI dos Filantrópicos esclareça situação financeira da Santa Casa
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.