05/02/2009
Vereadores ficam indignados com fila do passe livre
Fablício Rodrigues
A discussão sobre a fila enfrentada pelos estudantes para retirar a carteira do passe livre dominou a sessão da Câmara Municipal desta quinta (5). Os vereadores estão indignados com a forma com que a Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos (AMTU) vem tratando os beneficiários do programa, que são obrigados a ficar expostos ao sol para garantir o direito ao benefício. A situação se arrasta desde segunda (2). Na tentativa de discutir a questão, o vereador Everton Pop (PP) apresentou na sessão desta quinta (5) um requerimento solicitando ao presidente da AMTU, Ricardo Caixeta, que compareça à Câmara da Capital. Da tribuna, o parlamentar pediu que o prefeito Wilson Santos (PSDB) resolva o problema com urgência.

Domingos Sávio (PMDB) e Francisco Vuolo (PR) também reclamaram das condições em que os alunos são submetidos. Sávio, por exemplo, disse que os problemas são os mesmos levantados pela CPI do Transporte Coletivo realizada no mandato passado, e que até hoje não foram solucionados. Para ele, a situação não vai melhorar enquanto a AMTU for a responsável pelo controle do passe livre. “Já foram feitos vários pedidos, pois quem deve tomar conta da distribuição dos cartões é a prefeitura, e não a AMTU”, avaliou. Já Vuolo questiona o fato do prefeito dizer que gasta de mais de R$ 2 milhões. “No orçamento consta que com o passe-livre devem ser gastos apenas R$ 1 milhão, então onde está o meio legal do pagamento do passe-livre?”.

O vereador republicano afirma que é preciso discutir o assunto para que o passe livre não seja extinto. Explica que, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, o benefício pode ser prejudicado. Em meio às críticas ao Executivo, o líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Borges (PSDB), admitiu que realmente a prefeitura tem tomar alguma iniciativa em relação ao caso. Por outro lado, enfatiza que Cuiabá é uma das poucas capitais que possuem passe livre. “É melhor ficar na fila do que não ter passe-livre. Nos últimos quatro anos o sistema de transporte coletivo deu um passo à frente”, disse.

Pollyana Araújo

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)