Início
NOTÍCIAS
06/11/2018
SAÚDE: Dr. Xavier alerta para a importância da prevenção
Brunna Maria - CMC
No Grande Expediente da Sessão Plenária de hoje (6), parlamentar cuiabano destacou os riscos impostos pelo sedentarismo, fator complicador da Saúde, apontou. "É um dos agravantes da superlotação de unidades de Pronto Atendimento, causa de sequelas e óbitos". Dr. Xavier recomenda a observância de cuidados diversos com o corpo no dia a dia. "Prevenir é sempre essencial"

"A Saúde Pública da população brasileira vai de mal a pior. Isso inclui também Cuiabá, que convive tradicionalmente com demandas complexas graves. E a tendência é piorar, acaso não sejam adotadas medidas preventivas pontuais, principalmente no que se relaciona à prática de exercícios regulares e a uma alimentação de qualidade, medidas eficazes para evitar o declínio do corpo. Isso porque, sabemos, o sedentarismo é um dos agravantes sociais desse processo, ágil condução a enfermidades diversas. Exercitar o corpo, mantê-lo alimentado adequadamente, é o recomendado. Caso contrário, sempre vamos registrar problemas semelhantes na Saúde Pública. Isto, independente de quem esteja à frente das gestões", enfatizou hoje (6) o vereador Dr. Xavier, membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá.

Esse alerta do parlamentar foi feito com base em recente visita efetuada ao Pronto Socorro da capital, unidade geralmente congestionada por centenas de pacientes, muitos deles à espera de vagas em macas espalhadas pelos corredores. "Trata-se de uma situação que poderia ser evitada", pontuou Dr. Xavier, se acaso as medidas preventivas mais simples fossem adotadas lá atrás, agilizando-se a Atenção Básica. "Quando alguém chega ao Pronto Socorro, o primeiro passo do setor clínico é procurar a causa da doença. Não falo aqui de pessoas acidentadas, mas daqueles que ali aportam com enfermidades repentinas, geralmente ocasionadas por falta de exercícios, má-alimentação, noites insones, bebidas e outros fatores associados. Isso poderia ser evitado e aquela pessoa não estaria então padecendo no Pronto Socorro. Falta, a meu ver, uma imposi&c cedilão mais instrutiva da Atenção Básica. Regras que podem banir a evolução danosa da saúde das pessoas".

"O povo, ao ficar doente, pensa também nas despesas de água, energia, suprimentos alimentares... O tratamento é postergado, muitas vezes, por conta disso. Nós defendemos uma Saúde Básica, ou seja: prevenir a doença é mais importante. 70% dos pacientes internados na Sala Vermelha do Pronto Socorro estão lá porque não tiveram uma Atenção Básica devida..."

Dr. Xavier ainda impôs veemente defesa do trabalho clínico realizado pelos servidores do Pronto Socorro de Cuiabá e outras instituições semelhantes, que, na sua opinião, não podem ser apontados como culpados de negligência hospitalar ou do agravamento clínico de alguns quadros irreversíveis dos pacientes. "Muitos já chegam ali quase mortos, fragilizados por quadros distintos de doenças. Os servidores do PS e entidades irmãs, do SUS, fazem até além do que podem. São guerreiros por uma Saúde melhor, não inimigos de quem aporta ali à procura de atendimento, conforme alguns costumam qualificar. O servidor, seja médico, enfermeiro, assistente, administrativo, anseia por bons resultados, e também sofre quando não consegue alcançar seus objetivos profissionais. Isso implica diretamente no alc ance da saúde desejada pelos pacientes e seus familiares. Mas é fundamental que também as pessoas não se descuidem, pratiquem exercícios e se alimentem de forma correta. Tenham, enfim, uma vida saudável em todos os aspectos, sem abusar do corpo e da mente. A estrutura de uma boa saúde reside aí, e acaso seja alquebrada pode redundar em casos complicadores".

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - CMC 


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
12/11 - Vereadores e equipes técnicas de Planejamento e Governo discutem emendas impositivas
12/11 - Com apoio de Toninho de Souza, Primeiro de Março será 100% asfaltado
09/11 - Agentes de saúde e de endemias lotam Plenário da Câmara na luta por direitos
09/11 - 12/11 - Audiência Pública para comemorar e debater o dia da Consciência Negra
09/11 - 13/11 - Sessão Ordinária
09/11 - 14/11 - Audiência Pública debate PL Nº 543/2018, que regulamenta o transporte remunerado privado individual
09/11 - Câmara de Cuiabá debate a importância do Dia da Consciência Negra
09/11 - Fala, Plenário!
08/11 - Vereador Dr. Xavier visita E.M. São João Bosco e anuncia reforma geral da unidade
08/11 - Bussiki promete fiscalizar implantação de hospital materno-infantil em Cuiabá
07/11 - Toninho de Souza cobra que CPI dos Filantrópicos esclareça situação financeira da Santa Casa
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.