Início
NOTÍCIAS
14/12/2018
Cuiabá 300 anos: revitalização da Praça Maria Taquara
Assessoria de Imprensa

A obra também recebeu indicação do Vereador Misael Galvão.

Com os 300 anos de nossa capital se aproximando, as obras da prefeitura estão em modo acelerado. Depois da revitalização da Avenida Mato Grosso, agora é a vez da Praça Maria Taquara ganhar uma nova e melhor estrutura para a população.

Essa é mais uma indicação que o vereador Misael Galvão fez e a prefeitura atendeu. “Ficamos felizes em ver a evolução das obras em nossa cidade, isso é garantia de melhoria para a população”, expressou Galvão.

A praça abriga diversas barracas de vendedores ambulantes e passageiros que embarcam e desembarcam do transporte coletivo. “Não será apenas o ponto de ônibus, mas a praça toda será revitalizada e a previsão de entrega é abril de 2019”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, José Stopa.

Para a população que utiliza diariamente dessa praça, a revitalização será muito bem vinda. “Agora teremos ponto de verdade para esperar o ônibus, sem precisar ficar na chuva e sol”, afirmou Sergia Arruda, usuária do transporte coletivo.

Para o senhor Manoel que trabalha como comerciante nesta Praça há 10 anos, essas obras só vêm para melhorar. “Tenho uma loja de variedades, Estrela do lar, com 10 anos nesse mesmo lugar e essa revitalização da praça será ótimo para todos. A cidade vai ficar mais bonita e o comércio pode ganhar mais clientes com essas melhorias.”

 “Esta praça é uma das mais conhecidas da Capital e abriga um monumento histórico da nossa cultura e que precisa estar bem conservada. A reforma é de extrema importância para a população em geral, vai beneficiar os comerciantes e demais trabalhadores que atuam na região, além disso, vai atrair número maior de visitantes”, pontuou Misael Galvão.


História

A praça ganhou o nome de Maria Taquara em homenagem a uma mulher negra que trabalhava como lavadeira na Capital na década de 40. Alta e magra, ela ganhou o apelido de uma planta com as mesmas fisionomias. A lavadeira era pobre e, apesar de ter um barraco para viver, era praticamente uma moradora de rua. O escritor e pesquisador Aníbal Alencastro, de 72 anos, diz que conheceu Maria. Ela viveu entre as décadas de 40 a 50 na capital mato-grossense. Ela lavava roupas em córregos e tanques.

Maria Taquara tornou-se uma lenda em Cuiabá, era muito conhecida na época. O que se sabe sobre ela é que era esguia, quase sem seios, cabelos encrespados, requeimada de sol e possuía um sotaque nordestino. Nesta fase da vida aparentava ter entre 25 e 27 anos de idade. O Artista plástico Haroldo Tenuta, após conhecer a história de Maria Taquara, esculpiu sua imagem em bronze na pequena praça no centro de Cuiabá.


Susan Bento assessoria do vereador Misael Galvão com informações do G1.



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
07/12 - Vereadores cuiabanos votam projetos de lei, requerimento e pareceres na sessão desta terça-feira
07/12 - Câmara derruba 4 vetos e aprova 3 projetos de lei
07/12 - Audiência pública discute políticas de combate à violência contra meninas e mulheres em Cuiabá
07/12 - Maysa Leão apresenta projeto de Lei que assegura acompanhante para gestantes autistas e cria Dia Municipal da Igualdade Feminina
07/12 - Projeto de Marcrean instiui a Feira Palácio dos Pets no Tia Nair
07/12 - Após audiência, governo e Prefeitura analisam proposta de acordo
30/11 - Estatuto da igualdade racial, de Edna Sampaio, será sancionado pela prefeitura
29/11 - Dr. Luiz Fernando convida Urologista para ministrar palestra sobre Câncer de Próstata no TCE
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.