18/12/2018
Reajuste de tarifa no transporte municipal é tema na Tribuna Livre
Brunna Maria - CMC
Num pronunciamento que encampou apoio de vários parlamentares, o presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo em Mato Grosso, Amado Soares Santiago, criticou hoje (18) o anúncio de reajuste da tarifa de ônibus previsto para vigorar a partir janeiro de 2019. A majoração anunciada pelo Conselho Participativo da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos é de 6,49%, o que implica na elevação dos atuais R$ 3,85% para R$ 4,10. Valor que o dirigente da entidade considera absurdo.

“Pessoalmente e, também, na condição de presidente da associação, externo indignação pela forma como querem impor este aumento. Os percentuais são elevados, se levarmos em conta as precárias condições dos ônibus inseridos no transporte coletivo local. Além de a maioria não dispor de ar-condicionado, não oferecem o mínimo conforto aos passageiros. Em resumo: estão literalmente caindo aos pedaços. Eu mesmo presenciei uma porta de ônibus se soltar em plena Avenida Fernando Corrêa da Costa, uma via de tráfego intenso. O motorista desceu e a amarrou. Por sorte, não atingiu ninguém”.

Amado disse que a associação existe há 15 anos e merecia mais respeito por parte do conselho que delibera tais reajustes. “Antigamente, tínhamos cadeira nesse conselho para discutir as planilhas. Agora, só tomamos conhecimento das deliberações por meio da imprensa. Deveriam atentar para um fato: o povo não tem reajuste salarial há tempos e sequer sabe quando isto acontecerá. Daí estarmos hoje pedindo apoio deste Parlamento”.

Ele enfatizou que o propósito da associação não é criticar nenhuma empresa específica, mas exigir a implantação de melhorias que venham ao encontro dos anseios e direitos dos usuários do sistema.

Malheiros: “A associação terá doravante uma cadeira no conselho”

O presidente do Legislativo, Justino Malheiros, enfatizou que um dispositivo parlamentar assinado por ele garantiu à Associação dos Usuários do Transporte Coletivo voltar a integrar uma cadeira no Conselho de Transporte.

Autor do convite para o dirigente da associação comparecer à Tribuna Livre, o vereador Dilemário Alencar lembrou que qualquer aumento na tarifa de transporte municipal precisa ser discutido primeiro em audiência pública, lei de sua autoria. “Marcaram esta audiência para 28 de dezembro, ou seja: no apagar das luzes de 2018”, ironizou.

Já o vereador Diego Guimarães contestou uma pesquisa municipal, que aponta 62% de aprovação dos usuários do sistema. “Fiz questão de andar o dia todo de ônibus, para aferir qual é a realidade dessa situação. Saí cedo de casa e voltei à noite, ouvindo dezenas de passageiros. 81% deles estão insatisfeitos, e alguns tacharam os serviços de transporte coletivo de péssimos”.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC