20/12/2018
Vereadores aprovam projeto que muda estrutura administrativa sem gerar impacto financeiro

Mesas diretoras e equipe de transição que trabalharam na construção do projeto, tiveram o cuidado de não gerar impacto financeiro e nem de aumentar cargos

A fim de atender à visão política e administrativa e ações voltadas da Mesa Diretora que assume a direção da Câmara Municipal de Cuiabá em janeiro, para gerir a Casa no biênio 2019/2020, foi aprovado na Sessão Extraordinária de hoje (20),  dois projetos de lei criando uma nova estrutura básica de administração da Casa de Leis que visa gerar mais dinamismo nas ações do legislativo municipal.

O presidente do próximo biênio, vereador Misael Galvão (PSB), destacou que o projeto é resultado do trabalho da equipe de transição que apresentou a maioria das sugestões de mudança, sendo acatadas pelas duas Mesas Diretoras. Ele frisou ainda que, “a nova estrutura básica não criou impacto financeiro e ainda foram extintos 14 cargos, mesmo com a criação de uma nova secretaria, e também irá atender uma ordenação de cargos exigidas por órgãos fiscalizadores”. A gestão passada trabalhou com 7 secretarias, agora serão 8.

Misael avalia que a Câmara aponta para um novo rumo, pois “estamos tirando um pouco da função de atendimento político, para adotar um olhar mais voltado para a sociedade.”, observou.

Nesse sentido, Eronides da Luz (Nona), Secretário de Apoio Legislativo, que faz  parte da equipe de transição, explicou que “houve uma reestruturação da Secretaria de Comunicação, visando aproximar os vereadores da sociedade, buscando dar maior visibilidade ao trabalho que desenvolvem”.

A secretaria que teve a estrutura bastante modificada é a de Comunicação Social que recebeu  cargos voltados para Propaganda Institucional, Mídias Sociais, Rádio , Tevê  de Núcleo, Reportagem e Operação . Estes cargos  faziam parte da estrutura de trabalho do Gabinete da Presidência. Misael optou por trabalhar com apenas 05 cargos (Chefia de Gabinete Parlamentar, Assessoria Especial, e três assessorias de gabinete I e II), e outros 15 que eram da Presidência passaram para a Comunicação e a Secretaria Geral.

Aliado a isso, foi criada a Secretaria Geral que, conforme explica Nona, é “a Secretaria que administra a Câmara” efetivamente. Ela vai agregar a Coordenadoria de Ações Institucionais que, por sua vez, está subdividida em Chefia de Núcleo de Ações Institucionais, de Apoio aos Movimentos Sociais, da Escola Legislativa e de Apoio à Mulher, à Criança e ao Idoso. A ela também vai estar ligada a Coordenadoria de Segurança Institucional, que foi criada em função dos furtos e arrombamentos que ocorreram nos últimos anos, causando prejuízos à Casa e também a vereadores.

Outras novidades foram à criação de uma coordenadoria para auxiliar as comissões permanentes com a função de dar maior celeridade à análise dos processos legislativos e o acréscimo da palavra Transparência à denominação da Secretaria de Controle Interno, pois a nova Mesa Diretora quer que a nova Câmara esteja atenta aos anseios da sociedade que espera e exige maior clareza no trato da coisa pública.

O Presidente, vereador Justino Malheiros (PV), afirmou que o Parlamento Municipal está em boas mãos e “esse projeto mostra claramente isso. Misael e sua Mesa têm um dinamismo natural e estão chegando dispostos a melhorar o que já está  bom na Câmara de Cuiabá”.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

26/04 - Alunos da EMEB Escola Esmeralda Campos visitam Câmara no projeto Cuiabaninhos
26/04 - Pontos de apoio para entregadores de aplicativos serão aprimorados com emenda federal de R$ 300 mil
26/04 - Câmara aprova requerimentos e projetos na sessão desta quinta-feira (25)