27/12/2018
Dr. Xavier quer limpeza urgente de lixo na Grande Cidade Alta
Brunna Maria/Secom-CMC
Dr. Xavier vai cobrar do secretário de Serviços Urbanos José Roberto Stopa a retirada imediata do lixo da região da Grande Cidade Alta

O vereador Dr. Xavier está a campo desde hoje (27) cedo para resolver a questão das toneladas de lixo entulhadas na região da Grande Cidade Alta. Ele tem reuniões agendadas na Secretaria de Serviços Urbano do município e, também, com a diretoria da empresa responsável pelos serviços de coleta de lixo doméstico, a ECOPAV. Segundo o parlamentar, a empresa teria que ter se preparado para cumprir a coleta a contento, tendo em vista que, no período natalino, a quantidade normal de lixo é elevada para  50%, conforme registros feitos pelo setor municipal.

"Isso é um fato que se repetiu e vai se repetir em outras épocas natalinas. Inclusive, já foi tema de estudos técnicos, por parte da Prefeitura.  Problema que poderia ter sido evitado agora, em 2018. Quer dizer: faltou organização,  mesmo responsabilidade dessa empresa com os serviços assumidos, e a sociedade cuiabana agora padece com os incômodos causados pelo lixo. Especialmente o lixo orgânico, em rápida decomposição fétida. Porque, além de entulhar os depósitos de residências e prédios, denegrindo o próprio visual da cidade, esse lixo ainda destila odor nauseante. Situação notadamente nociva ao bem-estar e à própria saúde humana", apontou.

À parte desse transtorno público, pelo qual busca solução imediata junto aos órgãos responsáveis do município, o vereador cuiabano comemorou o êxito de alguns projetos que apresentou no Legislativo em 2018, tornando-os instrumentos de lei a favor dos munícipes. "Destaco dois deles: o projeto que faculta o desconto de 5%  {na aquisição de unidades habitacionais públicas no município} a mulheres vítimas de violência doméstica, facultando-lhes um lar, e o passe-livre aos pacientes portadores de transtorno mental".

No caso desse último, observou,  muitos desistiam do tratamento simplesmente por falta de condições de bancar os custos do transporte coletivo municipal, ainda que os serviços de atendimento estivessem disponibilizados nos Centros de Referência e Assistência Social do município cuiabano. "São vitórias contabilizadas em 2018 e que, garanto, irão se unir a outras em futuro próximo. Para 2019, temos concebido uma legião de projetos de idêntica importância social".

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - Câmara Municipal de Cuiabá