29/12/2018
Atuação dinâmica dos secretariados do Legislativo
Os secretários que respondem por diversos setores do Parlamento Municipal cuiabano tiveram atuação destacada durante o exercício de 2018, quando a atual Mesa Diretora concebeu - a exemplo de 2017 - uma série de medidas inovadoras e de impacto positivo nos trabalhos administrativo/político da Casa de Leis. Na avaliação geral dos gestores das Pastas, a administração do presidente Justino Malheiros foi decisiva na implementação de melhorias estruturais e sociais para o bom andamento dos serviços cotidianos do órgão. Os secretários são unânimes em apontar a instalação de novos computadores, lâmpadas led e aparelhos de ar-condicionado como suportes da elevação da autoestima dos servidores, que antes lutavam contra deficiências diversas para cumprir suas atribuições.

Segundo o titular da Secretaria de Patrimônio e Manutenção da Câmara Municipal, Walter Ney Duarte Ramos, foi uma remodelação realmente significativa no ambiente Legislativo. "A secretaria pela qual respondemos se subdivide em quatro coordenadorias e dois núcleos - todos de fundamental importância, no contexto funcional do Parlamento. A Câmara realizou em 2018 uma série de ações relevantes, a exemplo do Projeto de Eficiência Energética, parceria firmada com a Energisa, a custo zero. Foram instalados 132 aparelhos de ar-condicionado de última geração, mais 1.326 pontos de energia de lâmpadas led, totalizando recursos da ordem de R$ 467 mil reais, arcados pela Energisa. O Legislativo apenas acompanhou o processo de instalação dos novos equipamentos. Isso significa uma economia mensal de energia em torno de 20 a 25%, equivalendo a R$ 97 mil reais/ano".

A Mesa Diretora, ainda informou Walter Ney, adquiriu 80 novos computadores, distribuídos no gabinete e nos setores administrativos do Parlamento. Essas medidas implementadas pela gestão do vereador Justino Malheiros à frente da Mesa Diretora se refletiram muito na produtividade dos servidores, também apontou o secretário de Apoio Legislativo, Eronides Dias da Luz. "Com condições de trabalho, lugares bem iluminados e equipamentos de ar-condicionado e informática modernos, eles se sentem agora mais motivados. Porque, conforme todos se lembram, os antigos aparelhos sempre apresentavam panes, tumultuando o sistema inteiro", recordou.

Eronides disse que a Secretaria de Apoio Legislativo responde diretamente pela tramitação de todos os projetos parlamentares, número que assumiu proporções maiores em 2018, em face do trabalho dedicado dos parlamentares. "Registramos mais de 14 mil indicações, além de 600 projetos de lei, bem como um volume expressivo de requerimentos. Os vereadores efetivamente arregaçaram as mangas para valer. Houve acréscimo surpreendente em relação às ações parlamentares, o que é ótimo para Cuiabá, pois significa mais benfeitorias à cidade inteira", concluiu.

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - Câmara Municipal de Cuiabá