07/04/2007
Lutero Ponce ressalta importância das honrarias
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereador Lutero Ponce - Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (sem partido), em seu discurso por ocasião da entrega de honrarias concedidas pelos vereadores que compõem o legislativo cuiabano, ressaltou a importância e cada uma delas. Leia na integra o discurso do presidente:

Hoje a Câmara Municipal de Cuiabá se engalana para, com inteira justiça, prestar homenagem, outorgando a brasileiras e brasileiros o Comenda do Legislativo Cuiabano, Ordem do Mérito Legislativo Cuiabano e o Título de Cidadão Cuiabano, àquelas e àqueles que de forma diversa fizeram por bem merecer essas honrarias. São serviços comprovadamente prestados a nossa Cuiabá e também ao Legislativo Cuiabano. São pessoas que abrigadas no anonimato serviram e continuam servindo sua cidade e esta Casa de Leis sem pretensão de nenhum reconhecimento. Parabéns aos contemplados com a Ordem do Mérito e a Co-menda do Legislativo.

Para mim, particularmente, a outorga do título de Cidadão Cuiabano é tão significativa quanto os anteriores já citados. Após aprovação da proposição pelo Plenário da Câmara no ato de proferir essa cidadania, estamos diante daqueles que a partir de agora gozarão da prerrogativa impar de fazer parte da legitima cuiabania. Sim, agora esses privilegiados terão, com muita honra, dupla cidadania: uma de sua cidade nativa e outra da Cidade Verde.

Para ser agraciado com esse titulo e a Ordem do Mérito, homens e mulheres hoje aqui plenamente reconhecidos, possuem por certo, serviços prestados Pa capital mato-grossense. A honraria é conferida aos cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e cultural da nossa terra.

Posso garantir, que, sem exceção, os senhores e senhoras hoje agraciados recebem, com muita justeza, esse Titulo de Cidadão Cuiabano que, por certo os quais confirmam o ditado cuiabano, de todos conhecido: aquele que comer cabeça de pacu não sai mais daqui. Privilegiada pelo sol, banhada carinhosamente por um rio, prodigamente abençoada por Deus. Assim é Cuiabá.

Recolhendo fragmentos esparsos encontrei em um artigo de pesquisa do estudioso professor Germano Aleixo Filho, cuiabano por adoção que, referindo-se às atrações de Cuiabá, pondera:

“dizem todos que elas se encerram principalmente na meiguice das mulheres, nas cabeças de pacus e caudas de piraputangas, trate, pois, se não quer encalhar em Cuiabá, de olhar pouco para o sexo frágil e de não provar das extremidades daqueles dois peixes, senão com muita reserva e cautela”.

Convenhamos, não se trata de mera descrição. É um verdadeiro poema. Um poema em ritmo de prosa. É quase uma declaração de amor a Cuiabá. Associa, a um só tempo, a meiguice da mulher cuiabana ao sabor apetitoso do pacu e da piraputanga. Esses, sobretudo esses, os motivos por que as senhoras e os senhores ancoraram em Cuiabá e, com muita honra hoje, merecidamente recebem o Título de Cidadão Cuiabano.

Faz-se mister registrar com louvor e apreço que esses desprendidos agraciados fazem parte do contingente de migrantes provenientes, grande parte das regiões sudeste, sul e noroeste que dali partiram um dia deixando para trás, de maneira abrupta e triste, parte da família, amigos e costumes. Mas, a exemplo de Julio César quando proferiu no Senado Romano a famosa frase – “vêni-vídi-více”, após sua vitória na Gália – esses cidadãos também aqui podem e devem proferir com orgulho e nobreza de coração, em bom português: - "vim, vi e venci” e, hoje, com esse gratificante reconhecimento público significando suas vitórias independente de quaisquer empreendimentos a que se propuseram.

Minhas senhoras, meus senhores, - felizes companheiros dos agraciados com o título de Cidadão Cuiabano – permitam-me, respeitosa e jocosamente – uma sábia verdade: hoje, ao se recolherem em suas alcovas terão – sem cometer adultério -, ao seu lado,... um cuiabano ou,... uma cuiabana.
Parabéns e, obrigado a todos.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues