03/03/2009
Mulheres buscam parceria da Câmara na luta por Justiça, Eqüidade e Paz
Luiz Alves
O tema da IV Marcha das Violetas em 2009 é Justiça, Eqüidade e Paz. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher e representa a luta e resgate da cidadania das mulheres cuiabanas com a publicação da revista fundada em 1916 por um grupo de jovens das escolas do antigo curso Normal e senhoras da sociedade cuiabana, sendo editada pelo Grêmio Literário Júlia Lopes.
A coordenadora do evento, professora Jacy Proença disse na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá que a parceria com o poder legislativo é importante na luta por novas conquistas. “Marchamos por uma cultura de Paz, livre de preconceitos, discriminações e intolerâncias. Marchamos pela igualdade entre homens e mulheres, e também pela igualdade de oportunidades, pela fraternidade entre os povos, solidariedade e Justiça. Marchamos pela cidadania”.

Este ano o tema da marcha está inserido na Campanha da Fraternidade que também defende a Paz e Segurança Pública. Jacy também sugeriu ao presidente Deucimar Silva parceria na realização de evento para um amplo debate das políticas públicas de combate às drogas. “Sabemos que se trata de um problema social grave que afeta a sociedade e em especial as mães que muitas vezes perdem os filhos para os traficantes, além disso, temos que cobrar ações de combate e recuperação dos jovens que são envolvidos no mundo das drogas”, disse.

No Dia Internacional da Mulher estará acontecendo a IV Marcha das Violetas em Cuiabá, com concentração dos participantes na Igreja do Rosário e São Benedito, às 15h30m. O itinerário do grupo começa a partir da Praça do Rosário, avenidas Tenente Coronel Duarte e Getúlio Vargas. A comemoração final terá lugar na Praça Alencastro. Devem participar de quatro a cinco mil pessoas, a exemplo do ano passado.

Câmaracba/Roseli Cordeiro