Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
04/02/2019
Misael abraça causa e garante interferência com Executivo
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador  Misael Galvão (PSB) recebeu na manhã desta segunda-feira (04) a nova  diretoria da Santa Casa de Misericórdia. O encontro foi marcado pelo vereador Toninho de Souza (PSD), a fim de buscar uma solução para resolver o imbróglio vivenciado pela unidade de saúde, que não está realizando atendimentos por conta do acumulo de dívidas.

O socialista irá intermediar uma reunião com o Executivo Municipal, a fim de buscar o apoio da Prefeitura a esta causa. “Vamos marcar uma reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro para que possamos, numa mesa redonda, encontrar soluções, pois precisamos da Santa Casa atendendo a população cuiabana e mato-grossense. O papel da Câmara é esse, promover o diálogo para encontrar saídas e resolver o problema”, enfatizou o presidente.

Posteriormente, os vereadores irão buscar o apoio do Governo do Estado. “Instituímos a criação desse movimento Santa Casa de Portas abertas e vamos buscar a garantia de recursos, todos os meses, da Prefeitura com serviços sendo prestados e pagos em dia, para que a direção possa negociar com os seus servidores e reabrir as portas. Num outro momento, vamos ao Governo do Estado para trazer a prestação de serviço e o pagamento do Governo, e ainda vamos buscas a sociedade organizada como o Rotary, a Maçonaria, e todos aqueles que puderem ajudar a Santa Casa, para que nós possamos, não apenas reabrir as portas, mas manter de portas abertas”, completou Toninho.

A Santa Casa sofre com a falta de recursos para honrar com os seus compromissos. Por conta disso, acumulou, nos últimos anos, dívidas com fornecedores o que levou a unidade de saúde a fechar as portas. Além disso, os funcionários estão há cinco meses sem receber salário.

No último acordo firmado entre a direção da Santa Casa e o Ministério Público do Trabalho, ficou acertado o pagamento de uma dívida em torno de R$ 7 milhões com funcionários e prestadores de serviços. A gestão de Antônio Preza descumpriu e cabe agora ao médico Carlos Coutinho buscar uma solução para o impasse.
Diante disso, a intenção é buscar um novo acordo com o TRT, para que os recursos que forem destinados não sejam bloqueados.

“Temos um escritório de advocacia que faz gestão publica e privada, e a gente se solidarizou e ofereceu o trabalho ao Drº Carlos Coutinho, atual presidente da Santa Casa. Estamos trabalhando há uma semana e pudemos constatar que há um descompasso de gestão. Várias ações trabalhistas, cíveis, problemas na área de compra, no RH, enfim, um conjunto de problemas de gestão, e nós estamos trabalhando para que ocorra um TAC com o Ministério do Trabalho e com o próprio Executivo Municipal seria plausível, mas ainda precisamos levantar alguns valores”, finalizou o controlador-geral do município Marcos Brito.

Kamila Arruda 
Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.