04/02/2019
Campanha “Santa Casa de portas Abertas” tem apoio do legislativo Cuiabano
De acordo com o vereador Toninho de Souza, movimento tem como objetivo buscar apoio e resgatar a credibilidade da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá

O vereador Toninho de Souza (PSD) lançou na manhã desta segunda-feira (04), durante o início dos trabalhos Legislativos de 2019, na Câmara Municipal de Cuiabá, a Campanha “Santa Casa de Portas Abertas”. Acompanhado dos representantes dos funcionários e diretores da Santa Casa, demais vereadores, o parlamentar explicou como será realizado este importante movimento, bandeira levantada pelo parlamentar, que sempre foi um dos principais defensores da saúde na Câmara Municipal.

O movimento “Santa Casa de Portas Abertas”, busca mobilizar o Poder Público, sociedade e o setor empresarial a resgatar a credibilidade da Santa Casa de Misericórdia e dar fôlego à Instituição. De acordo com Toninho de Souza o primeiro passo para a luta em busca da retomada dos trabalhos desta importante Instituição já foi dada.

“A partir de agora nós vereadores em conjunto com esta equipe que representa os funcionários da Santa Casa de Misericórdia, iremos conversar com o Prefeito Emanuel Pinheiro, para que possamos garantir que os serviços do município venham para a Santa Casa, e que tenha o pagamento em dia destes atendimentos prestados. A partir dessa garantia a direção da Santa Casa irá negociar com os servidores para que eles voltem ao trabalho. Demos o primeiro passo para que possamos buscar meio para a reabertura da Santa Casa, que é importantíssima para a população da nossa Capital e para pacientes do estado de Mato Grosso”, explicou.

Com a renúncia do médico Antônio Prezza, no dia 29 de janeiro, encerrando um ciclo polêmico de seis anos, o parlamentar lembra que a nova presidência da Santa Casa merece um voto de confiança. “Com essa nova direção, nós queremos escrever uma história diferente para a Santa Casa, ela precisa do apoio da população e da Câmara para reabrir as portas. Em outro momento iremos também ao governo do Estado para trazer a prestação dos serviços e conseqüentemente o pagamento pelo Estado. Em um terceiro momento iremos em busca da sociedade organizada, quem puder ajudar a Santa Casa, para que possamos reabrir as portas, pois muitos pacientes dependem dos trabalhos desta importante instituição”, finalizou o parlamentar.

Atualmente, a Santa Casa de Cuiabá tem 60% do seu atendimento pelo SUS. É um hospital geral com especialidades médicas e cirúrgicas e reconhecidamente um dos que mais atendem pacientes menos favorecidos, vindos do interior e até de outros estados. Possui 220 leitos, sendo 30 de UTI, e atende diariamente centenas de pessoas.

“Só precisamos de união e solidariedade para ajudar. Cabe a nova direção, dar o tratamento necessário com eficácia e transparência e, ao Poder Público, oferecer soluções práticas, legais e emergenciais. Juntos, vamos tirar a Santa Casa da UTI”, finalizou Toninho de Souza.

A reunião com o Prefeito Emanuel Pinheiro deve acontecer na próxima quarta-feira (06), com horário ainda a confirmar.

Acompanhe os trabalhos do vereador Toninho de Souza pelo site da Câmara Municipal de Cuiabá (camaradecuiaba.mt.gov.br) e pelas Redes Socais do parlamentar: Instagram:@toninhodesouzamt/Facebook:ToninhodeSouza

Verônica Rakel
Rui Mattos