12/03/2009
Vereador denuncia falhas na cobrança do IPTU
Fablício Rodrigues
O vereador Lúdio Cabral (PT) denunciou durante a sessão da Câmara da Capital desta quinta (12) falhas na cobrança do IPTU deste ano. “Muitos que não fizeram nenhuma ampliação no seu imóvel receberam a cobrança do IPTU com valor dobrado". O petista citou o caso de um condomínio residencial localizado no bairro Despraiado, onde o imposto subiu de R$ 191 para R$ 450, de 2008 para 2009.

A planta genérica do IPTU foi aprovada pela Câmara em dezembro do ano passado sem alteração, em relação a 2008. “Essas irregularidades detectadas põe em dúvida todo o procedimento de recadastramento dos imóveis feito pela prefeitura”, critica o vereador. Ele sugere que a administração municipal implante um sistema informatizado para que, quando haver mudança no tamanho dos imóveis, seja registrada a alteração de forma automática no sistema.

Para justificar o problema, o vereador Paulo Borges (PSDB), líder do prefeito Wilson Santos na Casa, garantiu que a metragem foi feita de maneira correta, já que o método adotado foi o programa de georreferenciamento. “O georreferenciamento tira todas as fotos e detecta quando há alteração no imóvel”. Também do PSDB, o vereador Roosivelt Coelho avalia que não há erros na cobrança do IPTU. Da tribuna, sugere que a criação de uma comissão na Câmara para cobrar da Assembleia Legislativa a redução da alíquota do ICMS no Estado.

“Não conheço ninguém em Mato Grosso que não reclame do valor do ICMS”, diz Roosivelt, ao avaliar que o imposto implica no pagamento da conta de energia elétrica e, desse modo, afeta todos os mato-grossenses. “Moramos num Estado muito quente, principalmente na Capital, e somos privados de utilizar ar-condicionado”.

Pollyana Araújo