14/02/2019
Marcos Veloso pede inclusão do Dia do Padroeiro de Cuiabá no calendário oficial
O vereador Delegado Marcos Veloso (PV) apresentou, nesta quinta-feira (14), projeto de Lei solicitando a inclusão do Dia do Padroeiro de Cuiabá, o Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá, no calendário oficial de eventos municipal. A ser comemorada na data alusiva ao aniversário da Capital, que completa 300 anos, no dia 8 de abril.

Na justificativa do projeto de Lei, o parlamentar relata que Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá incorporou-se às tradições da sociedade religiosa católica cuiabana, que passou a cultivá-la como o símbolo de fé, sendo cultuada pela população e passando a representar a fé cristã em todos os atos da religiosidade local.

“Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá é a personificação da crença religiosa, das tradições culturais de nossa gente, do amor do povo cuiabano ao seu padroeiro, a quem recorre em todos os momentos da vida, seja naqueles de felicidade, seja naqueles de clamor por algum objetivo que contemple a sociedade como um todo, como a própria pessoa que cultiva na fé ao santo a esperança de resolução de seus problemas”, aponta trecho do projeto.

Marcos Veloso ressalta que diante desses instrumentos vivos de adoração ao Santo Padroeiro, torna-se justo e merecido uma data especial da importância do aniversário de Cuiabá, para expressar de vez o seu significado na história da religiosidade cuiabana.

“Por essas razões, além de outras de conhecimento histórico da população cuiabana, entendemos necessário um dia especial de comemoração ao Santo Padroeiro, como reconhecimento da nossa fé e agradecimento àquilo que representa como integrante intrínseco de nossa religiosidade, anseios e cuidados. Nada mais justo que consagrar uma data para a comemoração da existência entre nós de nosso Santo Padroeiro, o Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, declarou Marcos Veloso.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues