Início
NOTÍCIAS
15/02/2019
Bussiki quer proibir cortes de luz em finais de semana e feriados
Câmara de Cuiabá

O vereador de Cuiabá Marcelo Bussiki (PSB) apresentou, durante sessão ordinária nesta quinta-feira (14), um projeto de lei para proibir o corte do fornecimento de energia elétrica, gás, telefonia fixa e móvel nas sextas-feiras, aos finais de semana, em feriados e em dia útil anterior ao do feriado.  

O projeto é uma extensão da lei nº 5783/2014, que já proíbe o corte no fornecimento de água tratada, por falta de pagamento, nas mesmas datas. O projeto precisa ser aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, para entrar em vigor.

De acordo com o vereador, a proposta quer impedir que as empresas cortem o fornecimento destes serviços em dias que impossibilitam de o consumidor de realizar o respectivo pagamento do débito. Isto porque a interrupção nestas datas causa grande transtorno para o cidadão.

“Gera um embaraço para o consumidor. São serviços importantes para o consumidor, e cortado na sexta-feira ou nos finais de semana, não dá tempo de a pessoa pagar a conta e conseguir restabelecer na mesma data. Aí ela vai continuar sem o serviço e, em Cuiabá, que é uma das cidades mais quentes do país, a ausência do fornecimento de energia, por exemplo, fere diretamente o princípio de dignidade da pessoa humana”, disse Bussiki.

O vereador lembrou ainda que as empresas fornecedoras de energia elétrica, gás, telefonia fixa e móvel podem se programar para que o corte dos serviços seja feito em outros dias.

“Essas empresas possuem estruturas e instrumentos legais à disposição para programar a interrupção do fornecimento dos serviços. Não há a necessidade de fazê-lo aos finais de semana”, disse.

O projeto estabelece multas às empresas ou concessionárias em caso de descumprimento. O valor da multa a ser aplicada será estabelecido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e pelo Procon de Cuiabá.

“Este é um projeto que só tem a beneficiar o cidadão, por isso, gostaria do apoio de todos os vereadores. Com a proposta o consumidor terá tempo e condições de quitar seu débito e restabelecer o serviço interrompido, sem maiores prejuízos”, encerrou.

Karine Miranda

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
14/08 - PSF do Parque Atalaia recebe melhorias com 100 mil em emendas do Vereador Adevair Cabral
14/08 - Indicação de Misael Galvão garante reforma na Unidade de Saúde do Parque Atalaia
13/08 - NOTA À IMPRENSA
13/08 - Sessão aprova pareceres de projeto do vereador Adilson Levante em favor de doadores voluntários
13/08 - Vereadores apresentam moção de pesar coletiva pela morte de artista plástico
13/08 - Saad tem dois projetos de sua autoria aprovados pelo Parlamento Municipal
13/08 - Nomenclatura de viadutos e de biblioteca pública são aprovados pela Câmara de Cuiabá
13/08 - Misael Galvão entrega moção de aplauso a policiais militares
12/08 - CCJR analisa projetos de lei nesta quarta-feira (12)
12/08 - Sala da Mulher entrega Kits de combate a Covid-19 aos colaboradores da Câmara
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.