Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/03/2009
Câmara discute recursos hídricos
Luis Aves
Alunos da Escola Municipal Firmo Rodrigues, localizada no bairro Três Barras participam nesta quarta-feira( 18.03) da programação comemorativa a Semana Mundial da Água promovida pela Câmara Municipal de Cuiabá em atendimento ao requerimento do veredor Clovito (PTB).Na oportunidade os alunos assistiram vídeo sobre o sistema de reuso da água. O projeto finalista do prêmio Fundação do Banco do Brasil de Tecnologia Social-Edição 2005 e exposição de fotos e maquetes, objetos e instalação hidráulica do século XIX.O evento última na sexta-feira(20-03) com sessão solene.

Saneamento, qualidade da água, recursos hídricos e reuso são alguns temas abordados durante sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá, em homenagem a Semana Mundial da Água. Responsável pelo evento Clovito defende a proposta de ampliar o debate em torno dos recursos hídricos na capital.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro22 de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas , para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.
Em Cuiabá a Semana Mundial da Água conta com ampla particpação da sociedade no debate de temas com o saneamento , qualidade da água, recursos hídricos e reuso com Elina Beatriz Rondon Lima, Nicolau Priante Filho e Josita Correto da Rocha Priante.
Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima é graduada em engenharia sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado e doutorado em engenharia civil pela Universidade Federal do rio de Janeiro.
Atualmente é professora adjunta da UFMT. Têm experiência na área de engenharia sanitária, com ênfase em planejamento integrado dos Recursos hídricos, atuando principalmente nas questões de saneamento, qualidade da água recursos hídricos e reuso.
De 1999 a 2004 o Dr. Nicolau Priante Filho, através da Universidade Federal de Mato grosso implantou e coordenou pesquisas na área ambiental em Mato Grosso, com objetivo de quantificar o efeito do desmatamento e dos usos da terra da Amazônia no aquecimento da terra.
Com essa atuação, liderou e consolidou uma equipe de pesquisa que propiciou a criação do mestrado em física e meio ambiente e o doutorado em física ambiental na UFMT.
Recebeu o prêmio ODM 2007 através da prática “pesquisador cooperado” com a Cooperativa COORIMBATÁ e, como coordenador do projeto rede de Colaboração solidária patrocinado pela Petrobrás, recebeu o 7º Marketing Beste Responsabilidade Social 2008.
Josita Correto da Rocha Priante é formada em filosofia, professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, especialista em educação Ambiental e mestra em filosofia.
Nascida no sertão nordestino, na cidade de Barreira-BA, Josita sempre teve muito cuidado com a água, pois, quando menina carregava água na cabeça para os serviços de casa.

O sistema desenvolvido pelo casal Priante de reuso da água em máquina de lavar em descargas sanitárias foi finalista do Prêmio da Fundação banco do Brasil de Tecnologia Social–edição 2005.Josita e co-autora em duas cartilhas sobre água: “Defensores do Planeta Água: Nico e Zita editada pela FEMA-MT e “Dá-me de beber- água fonte de vida”, uma edição da CNBB.

A tecnologia do reuso da água foi considerada uma das principais inovações tecnológicas brasileiras em2004 e foi incluída na Agenda 2005 do Ministério das Relações Exteriores- Departamento de Promoção Social
, divulgada em 150 postos localizados em Embaixadas e Consulados brasileiros.
Um Kit demonstrativo do sistema de reuso foi construído pela Companhia de Saneamento da Capital- Sanecap, e encontra-se instalado na entrada da Estação de Tratamento Cuiabá.
O local é visitado por estudantes de diversas escolas da região, que recebem treinamento para a montagem e a utilização desse sistema de reuso de água.

Câmaracaba/Roseli Cordeiro.




Rosely Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.