11/04/2007
Deucimar quer prevenir diabetes nas escolas municipais
O vereador Deucimar Aparecido da Silva (DEM) apresentou um projeto de lei que cria o programa de prevenção e controle do diabetes em estudantes matriculados na rede municipal de ensino da Capital. O projeto pretende fazer um diagnóstico precoce em crianças e adolescentes. Além disso, será possível detectar a doença ou a possibilidade de a mesma vir a ocorrer.

Segundo Deucimar, as pesquisas mostram que essa doença atinge cada vez mais crianças e adolescentes e, não sendo tratada o quanto antes, pode ter conseqüências muito graves, inclusive fatais. "Os benefícios dessa lei são imensos, sem falar que acima de tudo, essas crianças e adolescentes ganharão em qualidade de vida", destaca Deucimar.

O projeto de lei prevê o fornecimento de uma alimentação adequada para os estudantes diabéticos. Haverá também a prática diária de exercícios físicos adequados às suas necessidades especiais.

Conforme o projeto, haverá conscientização de pacientes, pais, alunos, professores e outras pessoas que desenvolvam atividades junto às escolas, quanto aos sintomas, gravidade da doença e sintomas da hipoglicemia.

Ainda de acordo com o projeto, haverá a manutenção de dados estatísticos sobre o número de crianças e adolescentes atendidos pelo programa, suas condições de saúde e de aproveitamento escolar.

Diagnosticado o diabetes, o médico responsável comunicará o fato à direção do estabelecimento de ensino, à Secretaria Municipal de Educação, à Secretaria Municipal de Saúde e aos pais ou responsáveis pelo enfermo, para que sejam tomadas as medidas necessárias a seu adequado atendimento.

Para o vereador, um projeto desses vai beneficiar não só o estudante, mas toda a família dele. Deucimar acredita que, por ser a diabetes uma doença também hereditária, os parentes farão exames para saber se são portadores da doença.

Assessoria/Gabinete

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app