Início
NOTÍCIAS
20/03/2009
Legislativo trabalha na preservação dos recursos hídricos
Luis Aves
A água é o bem mais precioso que a humanidade possui. Um bem renovável, mas que não deixa de ser limitado. É com esta preocupação que a Câmara Municipal de Cuiabá, através do vereador Clovito (PTB) promoveu uma jornada de três dias com programação variada envolvendo alunos da escola pública e particular, além de representantes de segmentos ligados a preservação ambiental para discutir políticas públicas de e projetos de uso racional dos recursos hídricos. O evento que culminou na sexta-feira (20-03) com sessão solene e entrega de moções e palestras contou com a participação do presidente Deucimar Silva (PP) que reafirmou o compromisso com a preservação dos recursos hídricos e o papel do legislativo por um mundo melhor.
Foram homenageados com Moção de Aplausos a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, a filósofa Josita Priante da área de treinamentos e a equipe da Associação de Lideranças Comunitárias ( ASLC). A moção representa o reconhecimento do legislativo municipal aos trabalhos que estas pessoas desenvolveram na área de reuso da água em Cuiabá.
A engenheira Vânia Tarsila Borges, gerente do setor de tratamento de esgoto da Sanecap, apresentou um resumo histórico da Lagoa Encantada. A coordenadora do projeto do Centro de Referência do reuso da Água (CRRA), Neli Assunção falou sobre a importância do centro no espaço da Lagoa Encantada e os benefícios que trará para Cuiabá.
A filósofa Josita Priante explanou sobre o reuso da água. O sistema funciona a partir da reutilização da água de enxágüe de máquinas de lavar em descargas de bacias sanitárias. Essa tecnologia foi considerada uma das principais inovações tecnológicas brasileiras em 2004 e foi incluída na Agenda 2005 do Ministério das relações Exteriores.
Josita falou da satisfação de ter participação ativa no projeto simples, mas que além de ser finalista do Prêmio Fundação banco do Brasil de Tecnologia Social- edição 2005 contribui para proteger o meio ambiente.
Um pingo de importância
Com tema “um pingo de importância” o folheto educativo da Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Sanecap reafirma a importância de ações como a filósofa Josita Priante , engenheira Tarsila Borges e outros profissionais já que estudos afirmam que em 40 ou 50 anos a falta de água será o maior problema da humanidade e metade da população não poderá contar com a porção mínima para o consumo. A contaminação e o desperdício são apontados como as principais causas. O rio Cuiabá e seus afluentes são responsáveis por 69,3% do abastecimento público de água doce na área de sua bacia. Nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, o rio fornece 95% e 2%, respectivamente, de toda água potável disponível, o que reforça ainda mais sua importância e necessidade de preservação por meio do uso consciente em nossa sociedade.
Também participaram do evento os secretários municipais de Meio Ambiente, Archimedes Bombeiro e de Turismo, Osmário Daltro, além do diretor da Sanecap, Frederico Campos, secretário adjunto da Sema, Salatiel Alaves e o professor de física da UFMT, Nicolau Priante Filho.

Câmaracba/Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
05/03 - Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher
05/03 - Vidal pede ações de tapa buraco, limpeza, instalação de ponto de ônibus e construção de rotatória no 1° de março
05/03 - Emenda do vereador Renivaldo Nascimento garante reforma de praça no Dom Aquino
05/03 - Sargento Joelson cobra entendimento entre executivos
05/03 - Sala da Mulher Vereadora Maria Nazareth Hann completa um ano
05/03 - Vereador Eduardo pede limpeza de escola e de pontos dos bairros Nova Esperança 3, Jd. Industriário 2, e Jardim Botânico
04/03 - Tribuna livre discute situação da mulher negra
04/03 - Assembleia apresenta propostas para serem trabalhadas em conjunto com a Câmara
04/03 - Vereadora defende articulação de forças e políticas contra a fome e pela vacina
04/03 - T. Coronel Paccola cobra prioridade de vacinação para Profissionais da Segurança Pública
04/03 - Câmara adota novas medidas de biossegurança
04/03 - Vereador Eduardo solicita implementação de lombadas, faixa de pedestre e sinalização na pista em frente à escola Dr. Mário de Castro
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.