01/03/2019
Prefeitura de Cuiabá libera 3,6 milhões para a Santa Casa
Uma comissão formada pelos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá esteve na manhã desta sexta-feira (01) com o prefeito Emanuel Pinheiro e a diretoria da Santa Casa para  assinatura e liberação de recursos no montante de R$ 3,6 milhões que serão destinados à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

O grupo de vereadores que foi à Prefeitura é composto pelo presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão (PSB), Toninho de Souza (PSD), Luís Cláudio (PP) e Marcrean Santos (PRTB).

Segundo o prefeito de Cuiabá, o recurso será remanejado de demandas ‘menos urgente’ para que a saúde seja atendida e deverá ser assinado no dia 11 próximo. “Em consideração à comissão de vereadores, em consideração à comissão de técnicos da Santa Casa e à população, estou liberando os 3,6 milhões de reais, amarrado em um cronograma e um documento que vai se tornar público no dia 11, que é uma data dentro do equilíbrio das contas públicas”, disse Emanuel.

Para Toninho, o ato já é o começo de uma grande luta pela saúde de Cuiabá. “Nós estamos viabilizando dinheiro da Prefeitura, de onde nem existe. Como disse o prefeito, está sendo cortado coisas de outros setores para atender a Santa Casa”.

O vereador defende também o corte de gastos na Santa Casa. “Estamos pedindo a assinatura de um plano de gestão da Santa Casa que exige o corte de alto salário e exige que se defina um teto salarial no máximo oito mil, pois existem hoje salários de até 40 mil no setor administrativo da Santa Casa”, pontua o vereador Toninho.

O valor liberado pela prefeitura já ajudará a solucionar o início das dívidas da Santa Casa com os funcionários. “Estamos tendo ajuda dos vereadores e buscando dinheiro de outras fontes, pois as contas da Santa Casa vão ficar abertas e todo mundo poderá conferir”, pontuou o diretor da Santa Casa, Carlos Coutinho.

Coutinho agradeceu a sensibilidade com eu a Câmara está tratando e ajudando no caso.” Temos tido essa boa ajuda como a do presidente da Câmara que está imbuído nisso, foi sensível a Câmara os vereadores, Toninho e Luís Cláudio que fizeram uma comissão e estão ajudando”, contou o presidente da Santa Casa, Carlos Coutinho.

Para Misael, é muito importante que a Câmara participe das negociações. “Vamos continuar com nosso trabalho. Essa reunião é mais uma da sequência de reuniões que os vereadores já acompanham. O mais importante hoje foi conseguir o entendimento de que a prefeitura sempre ajudou a Santa Casa. E isso não para, vamos continuar com a comissão até terminar todos os problemas da Santa Casa. Tudo que for possível que os vereadores façam, vamos fazer”, disse Misael.

Para que a verba fosse destinada ficou decido em reunião que o dinheiro fosse retornado em serviços de prestação a toda população. “E mais ainda, esse dinheiro aplicado terá que ser retornado em serviço de prestação à população, um mutirão de cirurgias na Santa Casa que vai desafogar a central de regulação. Vamos resgatar a credibilidade da Santa Casa para que a sociedade organizada possa voltar a colocar dinheiro para que a Santa Casa continue de portas abertas”, finalizou Toninho.

Câmara Municipal de Cuiabá

Fotos Relacionadas

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)