07/03/2019
Vereadores aprovam marcha contra a pedofilia
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou na sessão plenária desta quinta-feira (07) 12 matérias parlamentares. Destas, seis foram requerimentos para realização de sessões solenes, sendo três de autoria do vereador Drº Xavier (PTC), e as outras três dos vereadores Vinicius Hungney (PP), Toninho de Souza (PSD) e Orivaldo da Farmácia (PRP).

As sessões propostas por Xavier são em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, ao Dia do Cirurgião Dentista, e ainda aos 25 anos da Fanfarra Mestre Inácio.

Já Vinicius Hungney e Orivaldo querem homenagear os artesãos e a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, respectivamente. O parlamentar progressista irá entregar moções de aplauso a diversos artesãos da Capital com o intuito de homenageá-los pelo Dia do Artesão. Já Orivaldo realizará sessão solene para comemoração dos 107 anos da entidade.

O vereador Toninho, por sua vez, fará uma solenidade voltada para o reconhecimento das famílias que contribuíram para o crescimento econômico e cultural de Cuiabá. A homenagem integra a programação em comemoração aos 300 anos da Capital.

SANTA CASA – Além disso, também foi aprovado um requerimento para realização de audiência pública, de autoria do vereador Abílio Junior (PV), para debater sobre a atual situação da Santa Casa de Misericórdia.

As datas, tanto da audiência pública quanto das sessões solenes ainda serão marcadas pela Secretaria de Apoio Legislativo e o Cerimonial do Parlamento Municipal.

PROJETO DE LEI – Ainda na sessão desta quinta-feira (07) foram aprovados dois projetos de lei em segunda votação. Trata-se da mensagem que institui a marcha contra a pedofilia no município, e a que declara de utilidade pública a instituição Centro Cultural e Desenvolvimento Espiritual Hoasqueira Trindade de São José. As matérias foram apresentadas pelos vereadores Ricardo Saad (PSDB) e Sargento Joelson (PSD).

As demais mensagens foram referentes a parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Kamila Arruda
Câmara Municipal de Cuiabá