11/03/2019
Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May recebe doação de livros
A equipe do vereador Toninho de Souza, liderada pela assistente social Eliane Souza, realizou a arrecadação e a entrega dos livros no Dia Internacional da Mulher

Com o intuito de preencher o tempo ocioso e ampliar o conhecimento das reeducandas do presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, a assistente Social Eliane de Souza, lançou nas redes sociais e na Câmara de Cuiabá, uma campanha para arrecadar livros. A ideia surgiu após a necessidade da criação de uma biblioteca na Unidade prisional, o espaço já havia sido disponibilizado, mas carecia de livros. Os livros doados para biblioteca do presídio vão ajudar no ensino das reeducandas.

A entrega foi realizada na última sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher. O vereador Toninho de Souza esteve no presídio para acompanhar a entrega e também falar com as reeducandas.

“Neste dia tão especial fiz uma palestra para as reeducandas do Presídio feminino Ana Maria do Couto May, e ao lado da minha esposa, Eliane Souza, entreguei os livros que foram arrecadados por ela e minha equipe para a biblioteca da unidade, que deve ser inaugurada em breve. Que seja o primeiro pontapé para que elas possam terminar seus estudos, ter uma escolaridade é mais fácil para conseguir um emprego e, assim, sair do caminho criminoso, acreditamos que a educação é um caminho que ressocializa e liberta”.

Eliane Souza agradeceu a diretora do presídio Maria Giselma e também a coordenadora de Educação Margareth Anderson pela ajuda e comprometimento com a ação. “Agradeço toda a equipe da Unidade Prisional que nos recebeu, a nossa ação foi muito bem aceita e tenho certeza que uma biblioteca vai ajudar muito na aprendizagem de cada reeducanda. Livros podem salvar vidas, trazer conhecimentos, espero que façam bom aproveito desse material”, disse.

A diretora da Unidade Maria Giselma acredita que uma biblioteca dentro de um sistema prisional proporciona às reeducandas a perspectiva de um novo começo. “Quando as internas recebem algo de tão boa qualidade, com amor, naturalmente se sentem especiais”, complementa a diretora.

Para a campanha, livros técnicos, paradidáticos e de literaturas diversas foram aceitos. A equipe recebeu os livros na Câmara de Cuiabá e também buscou as doações oferecidas. Os exemplares foram selecionados, classificados e catalogados. A biblioteca deve ficar pronta até o mês de abril.

Verônica Rakel (65) 9-9931-2834

Rui Mattos (65) 9-9671-9375