Início
NOTÍCIAS
12/03/2019
Funcionários da Câmara participam do projeto ‘ Doadores do Bem’


Cristiane Aparecida é funcionária efetiva, taquigrafa há mais de 20 anos na Câmara Municipal de Cuiabá, participou da campanha ‘ Doadores do Bem’, que aconteceu nesta terça-feira (12), no saguão da instituição.

Trata-se do projeto de doação de cabelo, que serão direcionados ao Hospital do Câncer e MT Mamma, organizado pela Secretaria Geral da Câmara em parceria com o salão Dita Bonita, e faz parte da programação em comemoração ao Mês da  Mulher.

Cristiane apoiou a iniciativa da Câmara e doou 40 cm de cabelo. “As pessoas que fazem tratamento de câncer não têm a opção de cortar o cabelo, muitos têm abundância de cabelo e remetendo a ideia de ‘Sansão’, mas se você der uma poda nos cabelos, semelhante às plantas, você está dando força para o seu cabelo e força ao seu semelhante”, disse ela.

Cristiane Aparecida contou que uma prima passou pelo tratamento de câncer, e acompanhou a queda e o período em que ela perdeu todo cabelo. “Fiquei muito triste e isso também me motivou em fazer esta ação”, contou Cristiane. 

SAIBA MAIS

O câncer pode ser considerado o mau do século XXI. O tratamento quimioterápico, realizado no combate ao câncer, tem diversas consequências, entre elas, a perda de todos os pelos do corpo: cílios, sobrancelhas e cabelos. O cabelo é essencial para autoestima, pois compõe o estilo, revelam a identidade, e está fortemente associado à feminilidade. Perdê-los, somado ao momento delicado pelo qual os pacientes passam com a doença, torna o quadro mais doloroso, principalmente entre as mulheres.

As pacientes costumam a recorrer ao uso de lenços e chapéus, por exemplo. Mas é irrefutável que nada é comparável aos próprios cabelos. O uso de peruca se torna o mais próximo de ter seu cabelo de volta, do que parece “normal”, que levanta menos perguntas e atrai menos olhares, e assim, contribui mais efetivamente para a aceitação do tratamento e bem estar dessas meninas e mulheres.


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
22/03 - ARTIGO - Santa Casa: um problema de todos
22/03 - Campo de futebol recebe iluminação após indicação do vereador Toninho de Souza
22/03 - Em Brasília, ministro oferta apoio à reabertura da Santa Casa
21/03 - Livro “Da Córsega ao Brasil- Em busca do paraíso” será lançado na próxima terça
21/03 - Vereador Orivaldo traz presidente da Ucam à Tribuna Livre da Câmara
21/03 - Vereador Clebinho Borges viabiliza vários serviços em bairros da capital
21/03 - Vereador apresenta projeto de lei que beneficia crianças com Down
21/03 - Fissura Labiopalatina Ganha Espaço na Sessão Desta Quinta
21/03 - Toninho de Souza requer CPI exclusiva para investigar gestão da Santa Casa
21/03 - Vereador realiza sessão solene em homenagem a luta pela igualdade racial
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.