14/03/2019
Câmara encaminha ao Executivo requerimento sugerindo intervenção na Santa Casa
A Câmara de Cuiabá encaminhou nesta quarta-feira (13) ao Executivo Municipal um requerimento sugerindo a intervenção na Santa Casa de Misericórdia. O documento foi assinado por 18 vereadores e visa evitar o fechamento da unidade de saúde, tendo em vista os inúmeros pacientes que são atendidos diariamente no local.

A indicação foi aprovada na sessão plenária desta terça-feira (12) e encaminhada para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os contratos firmados pela Prefeitura de Cuiabá com o Hospitais Filantrópicos da Capital.

A expectativa era de que os trabalhos da CPI fossem concluídos na próxima semana com a apresentação do relatório final. Contudo, diante da oitiva do ex-presidente da Santa Casa, Antônio Preza, realizada nesta quarta-feira (13), a Comissão optou por dar continuidade na investigação.

Desta forma, os vereadores decidiram enviar, de imediato, o requerimento sugerindo a intervenção na unidade de saúde, que suspendeu os atendimentos na última segunda-feira (11).

“Não vejo outra saída a não ser a intervenção. Então encaminhamos este requerimento ao Executivo para que as providencias possam ser tomadas. Fui hoje à Santa Casa e sai de lá fazendo um balanço geral, e constatei a necessidade de intervenção. Já está claro que a Santa Casa não tem capacidade de receber recurso, só queremos fazer o correto para salvar este hospital tão importante para Cuiabá”, explicou o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB).

O vereador Chico 2000 (PR), que inicialmente se posicionou contra a intervenção, também apoia a medida. “Precisamos tomar medidas urgentes, ações precisam ser empreendidas, pois os pacientes precisam de médico e a Santa Casa não pode ficar de porta fechada. Encaminhamos através do presidente desta Casa ao prefeito para que seja feito a intervenção na Santa Casa”, finalizou.

Kamila Arruda
Câmara Municipal de Cuiabá