21/03/2019
Dr. Xavier questiona qual é o Plano Emergencial da barragem do Manso
Ao anunciar hoje (21), em plenário, que irá convocar uma Audiência Pública para debater quais são as medidas preventivas adotadas pela empresa que gerencia a barragem do Manso, para a eventualidade de um rompimento da estrutura de retenção, o vereador Dr. Xavier disse que não apenas Cuiabá está inserida na área de risco, mas também grande parte da Baixada Cuiabana. Ele adiantou que órgãos de defesa e meio ambiente, Ministério Público e outras instituições públicas/civis diversas serão convocadas para discutir o assunto nesta Audiência Pública, juntamente com diretores da empres a responsável pelo gerenciamento dessa barragem.

“Preocupado com isso, convidei o geólogo e conselheiro do CREA/MT, Sinvaldo de Morais, para vir à Tribuna Livre e explanar tecnicamente o que pode acontecer. Vamos torcer para que jamais isto se torne uma realidade sinistra em nosso Estado. Mas tenho sido questionado por populares a respeito de uma possível tragédia no Manso, a exemplo do que aconteceu em Brumadinho, em Minas Gerais. Resta saber, portanto, de que forma a população será avisada, ou mesmo se haverá tempo hábil para isto, e qual é abrangência desta suposta inundação. Preliminarmente, sabe-se que 17 bairros de Cuiabá serão atingidos de imediato, somando-se a cidades ribeirinhas e pequenas comunidades situadas no entorno da região”.

O vereador destacou que o monitoramento técnico obrigatório de barragens – “que deve estar sendo feito pela empresa responsável pelo Manso” - não significa garantia para vetar tal ocorrência e evitar que Mato Grosso seja inserido no rol dos estados afetados por fatalidades similares às registradas em Mariana-MG e Brumadinho-MG. Segundo projetou, pode nem haver tempo hábil para a evacuação dos moradores.

“Resta saber, e é importante, se o aviso de um eventual rompimento será feito em forma de sirene, redes sociais, Defesa Civil, etc. Ignora-se, por sinal, em quantos minutos a água pode atingir determinado lugar, e qual é a metodologia projetada para a evacuação segura dos moradores. Em Brumadinho, existia até um restaurante dos funcionários da Mineradora Vale, logo abaixo da barragem, cujas instalações foram soterradas pelo mar de lama, vitimando dezenas de pessoas”.

Outro alerta do Dr. Xavier se prende à possibilidade de a barragem do Manso sofrer algum tipo de ataque terrorista. “É algo que ninguém pode descartar. Recentemente, o Estado do Ceará sofreu uma série de ataques a torres de energia e outras bases públicas. Nem creches foram poupadas. Se algum insano resolver fazer algo parecido em Mato Grosso, com enfoque na represa do Manso, infelizmente teremos uma catástrofe”.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC