26/03/2019
Câmara homologa resultado de pregão para fornecimento de alimentação
A Câmara Municipal de Cuiabá homologou o pregão presencial nº 001/2019, que trata sobre o fornecimento de alimentos para atender aos eventos oficiais do Legislativo Cuiabano pelos próximos 12 meses. A oficialização do certame se deu por meio de publicação no Diário Oficial de Contas (TCE) desta segunda-feira (25).

O processo resultou em uma economia de aproximadamente 45% em relação à previsão. No total, duas empresas se consagraram vencedoras. Trata-se de Flor de Maio Comércio Varejista de Produtos Alimentícios e Vanessa Souza Sobrinho Eireli ME.

Vale ressaltar que, todo o processo licitatório levou em consideração orientações do Tribunal de Contas, tomando como base o Sistema Radar, que faz balizamento de preço.

“É importante frisar que, no processo licitatório por Ata de Registro de Preço, o valor inicial é projetado, assim como a quantidade de produtos, mas o valor final será definido de acordo com a demanda. Ou seja, no final dos 12 meses, o valor executado pode ser menor do que o previsto inicialmente”, pontou o coordenador de licitação, contratos e compras do Legislativo, Marcelo Heleno de Pinho Neves.

Além disso, outro ponto que gerou economia foi o fato de a licitação ter sido realizada por item, e não por combos fechados. “Nesses moldes, o item de um pão de queijo, por exemplo, foi cotado em R$ 3 reais, com base no Sistema Radar do TCE. Na tomada de preço, entretanto, conseguimos baixar este valor para 0,50 centavos cada. Isto é, conseguimos o produto final por um valor 83% menor”, exemplifica o coordenador.

Outro valor reduzido no processo é dos salgados cuja economia é 49% para cada unidade, também levando como base o Sistema Radar. Já o achocolatado ficou 73% menor que o valor previsto. Entre os itens ainda estão refrigerantes, sanduiches, bolo, salada de frutas, gelo, almoço, água.

“Com os valores menores que o previsto, a Câmara vai gerar uma contenção de cerca de 45%. É importante destacar que este valor é referente a 17 itens de alimentação, contrapondo os quatro itens que existiam na licitação anterior”, frisou Marcelo.
As empresas irão fornecer alimentos para as sessões ordinárias, extraordinárias, audiências públicas, sessões solenes, assim como todos os demais eventos oficiais do Parlamento Cuiabano.

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB) frisa que, todo o certame foi feito dentro da legalidade, garantindo a transparência necessária.

“A nossa gestão prega transparência e economicidade. Com base nisso, este processo de tomada de preço seguiu todos os trâmites de responsabilidade, lisura, transparência e ampla divulgação”, finalizou o presidente do Legislativo, vereador Misael Galvão (PSB).

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app