Início
NOTÍCIAS
30/03/2009
Câmara implanta Escola do Legislativo
Luis Aves
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva assinou nesta segunda-feira (30-03) o termo de cooperação com a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa, disponibilizando cursos de qualificação profissional os servidores. A aula inaugural contou com a presença coordenador da escola da Assembléia, Ataíde Pereira que na ocasião representou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, Secretário de Habitação João Emanuel , vereadores Pastor Washington Barbosa (PRB), Toninho de Souza (PDT), Ivan Evangelista, Roosivelt Coelho (PSDB), Professor Néviton (PRTB) e Adevair Cabral (PDT).

Deucimar considera a parceria um marco histórico para o legislativo municipal que definitivamente estabelece um canal de comunicação com a população. “Neste ato a população também estará lucrando. Além da qualificação profissional para os servidores estaremos preparando a casa para uma nova fase com a sala do cidadão que contará com a presença do PROCON , Ganha Tempo, Ouvidoria , secretaria de Justiça e DRT,ET.

Anunciou ainda que vai implantar a sala de inclusão digital e para garantir a participação da sociedade na casa de lei. Pretende instalar um ponto de atendimento no bairro Pedra 90 possibilitando o acesso de 60 pessoas por hora, e capacidade para atender um público estimado de 20 mil moradores.

O processo de interação do público com o vereador será através da transmissão ao vivo das sessões. O presidente anunciou que vai instalar telões em praça pública e feiras livres para que a comunidade acompanhe a tramitação das matérias. Pelo site a população ainda vai poder acompanhar a prestação de contas dos vereadores referente à utilização da verba indenizatória.

Reafirmou o compromisso com os servidores ao anunciar que depois de 17 anos de atraso estabeleceu uma nova realidade .” Agora o servidor recebe o salário antecipado, ou seja, todo dia 20 o que representa uma vitória”, disse.

Os novos serviços e medidas elencadas pelo presidente do legislativo municipal agradaram os vereadores que reafirmaram o compromisso de interação da casa com sociedade. Para Toninho de Souza a partir de agora a população vai poder participar ativamente do processo pós eleição. “Com os trabalhos implantados o leitor será realmente um agente ativo no processo político, algo que já foi considerado subjetivo. O povo sentia que o poder legislativo era algo muito distante da realidade , do dia a dia e da realidade”, disse.

Para o professor Néviton (PRTB) a Câmara vai se tornar de fato uma referência na solução de problemas que refletem no dia a dia de quem vive nos bairros, sofre com a falta de recursos e serviços básicos. “Agora todos sabem que o legislativo é o canal para as reivindicações e encaminhamento de reivindicações”, declarou.

Roosevelt Coelho (PSDB) reafirmou a importância das primeiras ações da casa no sentido de estreitar a ligação com o público e o compromisso de facilitar o acesso da sociedade para os trabalhões desenvolvidos no legislativo.

Escola do Legislativo

Na primeira fase a parceria com Escola do Legislativo disponibilizou os cursos de atendimento ao público-40 vagas, informática avançado-básica -16 vagas, língua inglesa -40 vagas, língua espanhola -40 vagas, novas reformam ortográfica-40 vagas e gramática e redação oficial -40 vagas.
A aula inaugural dos cursos de capacitação interna serão ministradas no Auditório Ana Maria do Couto com professores da Escola do Legislativo em parceria com o ICE- Instituto Cuiabano de Educação.

Ataíde Pereira ressaltou a importância da assinatura do termo de cooperação e reafirmou o compromisso do legislativo com a sociedade na área do saber.” Se queremos uma sociedade mais solidária , consciente dos seus direitos e deveres e que possa exercer a cidadania este é o caminho, o conhecimento, o estudo e a qualificação”,declarou.

Servidora lotada na Secretaria de Apoio Legislativo, Margareth Pinto da Silva em 20 anos de trabalho obteve a boa notícia. “ Esta é uma grande oportunidade que faltava, agora poderemos aperfeiçoar o conhecimento e repassar o conhecimento em forma de benefícios para a sociedade”, disse.

Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
07/12 - Vereadores cuiabanos votam projetos de lei, requerimento e pareceres na sessão desta terça-feira
07/12 - Câmara derruba 4 vetos e aprova 3 projetos de lei
07/12 - Audiência pública discute políticas de combate à violência contra meninas e mulheres em Cuiabá
07/12 - Maysa Leão apresenta projeto de Lei que assegura acompanhante para gestantes autistas e cria Dia Municipal da Igualdade Feminina
07/12 - Projeto de Marcrean instiui a Feira Palácio dos Pets no Tia Nair
07/12 - Após audiência, governo e Prefeitura analisam proposta de acordo
30/11 - Estatuto da igualdade racial, de Edna Sampaio, será sancionado pela prefeitura
29/11 - Dr. Luiz Fernando convida Urologista para ministrar palestra sobre Câncer de Próstata no TCE
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.