Início
NOTÍCIAS
29/03/2019
Equipe de gabinete realiza ação de limpeza na margem do Rio Cuiabá
”Fizemos uma ação simbólica, mas de grande relevância do ponto de vista cidadão nesses 300 anos da nossa querida Cuiabá, explicou o vereador Toninho de Souza.

O Rio Cuiabá passa por 11 cidades de Mato Grosso abastecendo as torneiras de 258 mil casas em seis desses municípios. 

É o principal rio que abastece a capital e contribui para a Bacia do Alto Paraguai, formadora do Pantanal. O Rio Cuiabá faz parte da história da nossa cidade, é o cartão postal da Cuiabania, mas infelizmente padece com o lixo urbano há décadas. 

Como de costume, toda sexta-feira é dia de ação de cidadania com o pessoal do Gabinete do vereador Toninho de Souza, desta vez, a equipe do parlamentar, liderada pela assistente Social Eliane de Souza, recolheu lixo na margem esquerda do Rio Cuiabá, na região do tradicional bairro São Gonçalo Beira Rio. 

Aproximadamente uma tonelada de lixo foi retirado e levado por um caminhão da Prefeitura de Cuiabá para destinação correta. 

De acordo com o vereador Toninho de Souza a ação visa principalmente buscar a conscientização da população sobre os problemas que o lixo pode causar na natureza, com um gesto simples a equipe mostrou que é possível melhorar a qualidade de vida sem agredir o meio ambiente. 

 “Mostramos que não adianta criticar e, sim, colocar a mão na massa e fazer algo em prol do bem comum. Também serviu como educação ambiental a nós mesmos, e passamos a ser multiplicadores dessa ideia. Se cada um fizer a sua parte e destinar corretamente o lixo doméstico, o rio será poupado e a vida será preservada. Fizemos uma ação simbólica, mas de grande relevância do ponto de vista cidadão nesses 300 anos da nossa querida Cuiabá”, explicou o parlamentar.

A assistente Social Eliane de Souza também lembrou a importância de conscientizar a população  em manter os rios limpos, que acaba sendo a principal prejudicada com a questão da poluição. “Sabemos que uma simples limpeza não vai resolver o problema do lixo no Rio Cuiabá, mas o simbolismo e o significado desta ação de limpeza vão fazer muita gente pensar e também se dedicar a essa causa tão importante, esse é o caminho”, explicou Eliane.

A equipe do vereador Toninho de Souza (PSD) apoiou a iniciativa da ação que busca conscientizar cada um sobre o que vem acontecendo com os Rios do nosso querido estado.

“Eu espero que possamos conscientizar toda a população para que não joguem lixo nas margens e dentro do próprio rio. Ao retirar esse lixo, melhoramos com certeza à qualidade da água”, afirmou a funcionária Rayane Lenz. 

“A nossa ação tem objetivo de chamar atenção da sociedade não apenas para destinar corretamente o lixo ou recolhê-lo. É preciso repensar sobre a produção do lixo. É possível reduzir, reciclar e reutilizar. Pense nisso você também”, disse o funcionário Tolentino.

“É triste ver lixo onde só deveria haver verde, quem joga lixo no Rio precisa se conscientizar da importância dele para a nossa vida. Não poluir e deixar morrer um símbolo da nossa cuiabania”, desabafa Dona Alais.

Assessoria de Imprensa
Rui Matos (65) 9-9671-9375
Verônica Rakel (65) 9-9931-2834

Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/06 - Vereadores aprovam projetos e requerimentos na sessão desta quinta-feira
30/06 - CCJR analisa 17 processos durante 17ª reunião ordinária
28/06 - Conscientização da violência contra a pessoa idosa é tema da Tribuna Livre desta terça
28/06 - Lei aprovada conscientiza munícipe a preservar o Rio Cuiabá
28/06 - Tribuna expõe projeto de Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá
28/06 - Presidente da Câmara atende mais de 78 bairros com serviços e obras
28/06 - Vereadora propõe discussão sobre a cidadania LGBTQIA+ durante Tribuna Livre
28/06 - Vereadores analisam pareceres na sessão ordinária desta terça-feira
28/06 - Vereador realiza sessão solene alusiva ao Dia do Meio Ambiente
28/06 - Vereadora realiza audiência pública para discutir políticas públicas aos imigrantes
28/06 - Vacinação contra Influenza é ampliada para toda a população cuiabana nesta terça-feira (28)
27/06 - Lei que trata da publicização do fluxograma da jornada do paciente TEA ou outra neurodiversidade é promulgada
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.