Início
NOTÍCIAS
22/02/2007
Sistema de coleta de lixo visa sanar mau cheiro
Secom Câmara/CBA
Vereador Luiz Poção
Os caminhões de lixo da Capital serão obrigados a instalar recipientes exclusivos para a retenção do líquido oriundo do processo de trituração da coleta (chorume). É o que prevê o projeto de lei aprovado em primeira votação, nesta quinta-feira (22), pela Câmara Municipal de Cuiabá.

“Os caminhões coletam o lixo e, em contrapartida, deixam as ruas malcheirosas e insalubres. Isto em função do líquido que despejam a céu aberto, fruto do processo de prensagem do próprio lixo”, explica o autor do projeto, vereador Luiz Poção (sem partido).

O parlamentar destaca que a prática também causa outros transtornos à população, tais como: poluição do ar, malefícios à saúde (bactérias que comprometem o sistema respiratório), além de comprometer a limpeza e higienização da cidade.

“Quem faz caminhada no final da tarde em Cuiabá sabe a importância deste projeto. Não há condições de andar nas calçadas quando os caminhões estão passando, principalmente nas principais vias de coleta”, defende o também vereador Edivá Alves (PSDB).

Caso aprovado e sancionado pelo prefeito, as empresas que prestam serviço de coleta à Prefeitura terão que arcar com as despesas de implantação das caixas coletoras do chorume. O não cumprimento da legislação resultará em multa de 2,5% sobre o valor recebido pelos serviços prestados ao Município. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“O custo para adequação de instalação de recipientes para “chorumes” será ínfimo considerando o bem estar da coletividade e um ambiente equilibrado”, argumenta Luiz Poção.

Assessoria: Secom Câmara.Cba/Andreia Haddad



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/11 - Câmara realiza sessão ordinária nesta quinta-feira
12/11 - Câmara de Cuiabá auxilia o TRE-MT cedendo veículos
05/11 - Câmara derruba vetos do Executivo nesta quinta
05/11 - Instituto Latino- Americano de Educação para Segurança participa da Tribuna Livre
04/11 - Reunião ordinária da CCJR aprecia projetos nesta quarta
04/11 - Suplente toma posse como vereador e PTB tem 3 na Câmara de Cuiabá
31/10 - Nota de Pesar | Samuel Lemes
29/10 - Câmara aprova projetos em sessão remota desta quinta-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.