01/04/2009
Secretário anuncia programação do aniversário de Cuiabá
Luis Aves
O Secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, apresentou na última terça-feira (31-03) na Tribuna Livre da Câmara dos Vereadores a programação do aniversário de Cuiabá, que completa 290 anos no próximo dia 8 de Abril; Uma cidade que já nasceu para o mundo. Cuiabá conserva em suas características o espaço do hibridismo, em que o novo convive com o velho, o tradicional com o contemporâneo. Essa vocação é hereditária. Já nos tempos de sua descoberta, o governo atua para em alargar sua fronteira. Local de extração do ouro, Cuiabá integrou a rota das principais cidades a receber companhias de teatro, diante do prestígio que a cidade possuía para o restante do país. Foi aqui que se tem notícia da primeira crítica de teatro escrita.

Com fim do ouro, o processo de isolamento. Na década de 70, veio a migração. Cuiabá recebe os “novos bandeirantes” de várias regiões do país. Desta vez, com intuito de enraizar. Delineando de forma breve a maturidade com que a cidade verde vem se desenvolvendo, Mario Olimpio conclamou os cuiabanos de todas as vertentes para celebrar a importância de Cuiabá, uma cidade que “junta povos.

O Secretário anunciou as ações que integram a programação festiva, cujo início se dará por ocasião da 3ª Festa do Peixe de Cuiabá, Turismo & Cultura, entre os dias 3 e 5 de abril, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. No dia 3, às 18h, abertura oficial com a chegada da procissão com São Gonçalo e outros santos festeiros da comunidade (Santo Antonio, São João, São Pedro), apresentação de grupos de cururu e siriri Flor Ribeirinha, Flor do Campo, Viola de cocho, Raízes Cuiabanas e Semente ribeirinha. O evento agrega Feira de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar.

No dia 7 de abril, véspera do aniversário, uma virada festiva reunirá desfile de blocos carnavalescos e escolas de samba, que vão brindar a chegada dos 290 anos. Com concentração a partir das 22 horas, na praça Santos Dumont, o percurso termina na praça Oito de Abril, com queima de fogos e baile popular. “É Cuiabá celebrada pelo carnaval, pela cultura popular”, disse.
No dia 8 de abril, a partir das 8h, tradicional Desfile Cívico com participação de escolas, bandas marciais, integrantes de projetos sociais, Exército e Polícia Militar, sob a coordenação do secretário Adjunto da Cultura, Moisés Martins.

O Museu do Morro da Caixa D Água Velha também comemora o aniversário da cidade com a terceira edição do projeto Bazar do Morro. Um circuito de obras de arte aproxima o visitante da produção artística cuiabana.

Destacou a série de eventos que terão como protagonista Vladimir Dias Pino, poeta visual que em parceria com Silva Freire criou o termo cuiabania. Dias Pino criou a Uniselva, com Gabriel Novis Neves, e é autor do monumento da praça Oito de Abril. Três exposições, distribuídas no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá Lázaro Papazian (Misc), Clube Feminino e Museu do Morro da Caixa D´Água Velha, vão permitir ao espectador o contato com suas obras. “Teremos também oficinas com Vladimir Dias Pino. A mostra começa a partir do dia 18 de abril”, informou .

O Festival do Rasqueado encerra a programação oficial do aniversário de Cuiabá pela Secretaria da Cultura de Cuiabá. Programado para os dias 24, 25 e 26 de abril, a iniciativa reunirá 32 nomes do Rasqueado, em show descentralizados. O centro histórico de Cuiabá terá locais para que os espetáculos aconteçam simultaneamente.

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app