05/04/2019
Equipe realiza segunda ação de doação de sangue
”A ação foi realizada pela equipe do Gabinete do vereador Toninho de Souza e teve como objetivo incentivar a população em geral a também participar e doar sangue para ajudar quem precisa.”

A equipe do gabinete do vereador Toninho de Souza (PSD) realizou nesta sexta-feira (05) mais uma ação de doação de sangue ao Hemocentro – MT. Um novo grupo realizou as doações para ajudar diretamente a aumentar os estoques e auxiliar quem precisa. O evento faz parte da mobilização “Ação Cidadã” que é realizada todas as sextas-feiras pelo gabinete e tem como objetivo exercitar a prática da cidadania e estimular a sociedade em ações pró-ativas que visem o bem coletivo.

Segundo o vereador Toninho de Souza é muito importante o trabalho de conscientização sobre a importância da doação de sangue. “A nossa ação visa conscientizar os colaboradores, seus familiares e amigos para ajudarem na doação de sangue que salva muitas vidas, o nosso grupo está muito empenhado nesta ação”, disse.

A assistente Social Eliane de Souza lembrou que doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande. “Por meio desse ato, você ajuda a salvar vidas, nunca se sabe quando o necessitado pode ser você”, disse.

A assessora parlamentar Ana Carolina, que participou da doação de sangue falou sobre a ação. “Estou muito feliz em poder participar dessa ação, doar sangue é muito importante e pode salvar vidas, vou voltar outras vezes com certeza.”, disse.

Para fazer a doação é necessário:

- Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação)

- Estar bem de saúde

- Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias

- Pesar mais de 50 Kg
- Não estar em jejum evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

- Nunca vá doar sangue em jejum

- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação

- Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores