08/04/2019
300 anos: Cuiabá e seus encantos
Cuiabá, cidade de cores, encantos e costumes que hoje, 8 de abril, celebra os seus 300 anos. Uma região com aproximadamente 600 mil habitantes, uns de “pé rachado” e outros “pau rodados” que já são cuiabanos de alma e coração.

Os cuiabanos de “Chapa e cruz” amam tanto a cidade que daqui não pensam em sair.  “Sou nascida e criada no são Gonçalo Beira rio, tenho muito orgulho de ser essa cuiabana que mantêm essa raiz viva da cultura mato-grossense. Tudo que eu aprendi foi muito abençoado”, explanou a fundadora do Flor ribeirinha, Domingas Leonor.

A culinária é vasta de cores e sabores e quem é de fora não se arrepende de experimentar. “Uma vez por ano venho em Cuiabá visitar meu pai e parentes. Sempre que venho saboreio o peixe com maxixe, Oh coisa boa, sem contar o clima quente que amo”, conta Cleide Martins, paulista que visita Cuiabá uma vez por ano.

Com o dialeto variado e único, Cuiabá é conhecida por ser a cidade 40°, com um calor humano incomparável e belas danças de siriri e cururu, reconhecida nas cores e molejo do grupo Flor Ribeirinha. “O nosso Flor Ribeirinha é de todos e estamos sempre de portas abertas para receber quem quiser conhecer, pois temos que ressaltar nossa cultura cuiabana. Peço aos nossos governantes que não deixe a nossa cultura morrer, afinal um povo sem cultura não existe”, finalizou Domingas.

Os parlamentares se orgulham por representar a cidade e a parabenizam pelos 300 anos. “Isso é a nossa querida Cuiabá. Uma cidade de beleza, riqueza e história. Nós do poder legislativo temos orgulho de ser o primeiro poder constituído da nossa querida Capital. Parabenizo a cidade e mantenho o compromisso de promover leis e fiscalizar as ações da população cuiabana, tão merecedora de serviços e ações sociais”, contou o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão.

Parabéns, Cuiabá!

Susan Bento | Câmara Municipal de Cuiabá