16/04/2019
CPI solicita documentação à diretoria da Santa Casa de Cuiabá
A direção da Santa Casa terá dez dias para providenciar a documentação solicitada, assim que for entregue, a Comissão irá dar início as oitivas na Câmara Municipal de Cuiabá.”

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Santa Casa, que irá investigar os repasses de recursos à Instituição, entregou em mãos na manhã desta terça-feira (16), ao diretor da instituição Daniel Pereira, a lista de documentos que deverão ser entregues no prazo de 10 dias à CPI. O presidente da CPI da Santa Casa, vereador Toninho de Souza (PSD) esteve juntamente com os vereadores Justino Malheiros (PV) e Luis Claudio (PP) na Instituição e disse que a documentação exigida vai subsidiar os trabalhos da Comissão.

“Entregamos ao diretor Daniel Pereira a lista de documentos necessários à CPI e que irão dar os andamentos nas oitavas que serão convocadas. Com a saída da antiga diretoria o Daniel é quem está tocando toda essa documentação da Santa Casa, ele que levantou a situação e o passivo da Instituição. Nós queremos todos os detalhes de documentação, dinheiro que entrou e que saiu de lá. Demos um prazo de 10 dias para a Santa Casa retornar com a documentação solicitada, pois irá basear todos os trabalhos da CPI, os depoimentos que iremos solicitar”, explicou.

Toninho de Souza explicou ainda que os documentos são necessários, por exemplo, para esclarecer algumas explicações que foram feitas pelo ex-presidente da Santa Casa, Antonio Prezza. “Um exemplo é o empréstimo que a Santa Casa fez de R$49 milhões e questionado sobre a entrada desses valores, Prezza disse que havia entrado e saído direto para a conta de alguns médicos que haviam feito empréstimos em nome da Instituição. E nós queremos saber oficialmente para onde foi esse valor, quem recebeu é necessário que comprove com documentos, se realmente foi realizado empréstimos bancários em nome da Santa Casa, se o dinheiro entrou na conta dele e foi transferido para a Instituição, nós precisamos confirmar as informações por meio de documentos oficiais”, disse o presidente.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito disse ainda que a troca da diretoria da Santa Casa não irá fazer diferença nos trabalhos da CPI. “A CPI vai investigar o passado Unidade de Saúde, o que aconteceu com lá nos últimos seis anos, quem foram os responsáveis por levar a Instituição para esse caos financeiro que ela vive hoje. Documentos ficam arquivados, operações financeiras já foram realizadas, vamos em busca de documentos e de pessoas que fizeram essas transações”.

Ainda de acordo com o presidente da Comissão Toninho de Souza, outro passo que está sendo acompanhado é sobre o futuro da Santa casa com a mudança da diretoria. “Um outro passo que estamos acompanhando é em relação ao futuro da Santa Casa, ao pagamento dos salários dos servidores que estão atrasados há mais de sete meses, nós estamos cobrando uma posição do prefeito que prometeu uma coletiva de imprensa, não aconteceu. Em relação a CPI nós vamos fazer o nosso papel,a  Câmara Municipal tem duas frentes, investigar o passado e acompanhar a situação presente e do futuro da Santa Casa”, finalizou.

CPI da Santa Casa:

A presidência da Comissão é do vereador Toninho de Souza (PSD), autor do requerimento que deu origem a investigação. O vereador Luis Claudio de Castro Sodre (PP), por sua vez, ficará responsável pela relatoria, enquanto Justino Malheiros (PV) será membro.

A direção da Santa Casa paralisou os atendimentos no dia 11 de março, desde o fechamento da unidade hospitalar, os pacientes oncológicos e nefrológicos foram transferidos para o Hospital de Câncer e Hospital Geral

Verônica Rakel - Rui Matos | Assessoria Vereador Toninho de Souza