25/04/2019
Vereadores aprovam redação final do projeto que prevê a implantação da escola em tempo integral
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que trata sobre a implantação do projeto piloto escola em tempo integral na Escola Municipal de Ensino Básico Professora Francisca Figueiredo Arruda Martins, localizada no bairro Jardim Eldorado.

A votação ocorreu durante sessão plenária desta quinta-feira (25). Foram 19 votos a favor.

Agora, a proposta retorna para o Palácio Alencastro para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). “É um projeto de grande valia para a população cuiabana, pois irá ofertar a escola em tempo integral. Isso possibilita que os pais possam trabalhar durante todo o dia tranqüilamente, sabendo que seus filhos estão seguros na escola”, disse o presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PSB).

Além do projeto do Executivo, o Legislativo Municipal ainda aprovou outras três propostas, sendo um requerimento e dois projetos de lei.

O requerimento, apresentado pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB), prevê a realização de uma audiência pública para debater sobre o projeto de lei que dispõe sobre o conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder Executivo Municipal, bem como impedimentos posteriores ao exercício do cargo ou emprego.

A data será marcada pela Secretaria de Apoio Legislativo junto a Coordenadoria de Cerimonial do Parlamento Municipal.

Os dois projetos de lei inclusos na pauta de votação, por sua vez, são do vereador Lilo Pinheiro (PRTB). Ambos ainda estão na fase de parecer e visam alterar nomenclaturas de vias públicas.

Trata-se das Avenidas E e E2 do bairro Jardim Aclimação. O vereador propôs que as ruas sejam denominadas de Avenida Enerino Cássio Caberlin e José Moreira Prates, respectivamente.

Os vereadores ainda derrubaram o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) a um projeto de lei de autoria do presidente Misael Galvão, que trata sobre os moto-taxista.

O parecer foi derrubado com 13 votos. Apenas dois vereadores votaram no sentido de aprovar o parecer pela inconstitucionalidade do projeto.

Na prática, a proposta de Misael altera a Lei nº 4.828 de janeiro de 2006, a qual foi modificada por meio da Lei nº 5.265 de dezembro de 2009. Entre as alterações previstas está a autorização para que os moto-taxistas circulem na faixa exclusiva de ônibus.

A mensagem segue para apreciação das demais comissões permanentes do Parlamento Municipal.