02/05/2019
Toninho de Souza entrega honraria dos 300 anos
Ednei Rosa
“Cada um tem a sua contribuição, pois nestes últimos anos Cuiabá cresceu em ritmo acelerado, saiu daquela cidade pacata para uma cidade moderna, para uma cidade que é reconhecida em todos os seguimentos”, explicou o parlamentar.

Uma noite para ficar na história e na lembrança de cada pessoa que foi homenageada durante a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo Cuiabá 300 anos. A sessão solene foi realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá e reuniu 300 homenageados para receberem a honraria que foi outorgada pelos parlamentares somente neste ano, em comemoração ao tricentenário da capital mato-grossense.

O vereador por Cuiabá e deputado em exercício Toninho de Souza (PSD), homenageou com a honraria personalidades da comunicação, das artes e da cultura.  Cada honraria passou pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e ainda foi aprovada em plenário, conforme determina o Regimento Interno da Casa.

O parlamentar lembrou da importância de homenagear quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da capital tornando-a moderna e reconhecida no país e no mundo. “Escolhi pessoas dos mais diferentes seguimentos, empresários da comunicação, da cultura, nascidas em Cuiabá, em Mato Grosso e de outras regiões, que representam todos aqueles que ajudaram no crescimento da nossa capital. Se hoje ela é moderna e reconhecida no país e no mundo, é graças a essas pessoas que ajudaram para esse ritmo de crescimento da nossa capital”, explicou.

Toninho de Souza lembrou ainda do papel fundamental de cada um no desenvolvimento de Cuiabá nestes 300 anos de história. “Se Cuiabá hoje é destaque e se chegamos aos 300 anos exatamente nesse ápice do crescimento, estas pessoas tiveram papel fundamental. Por isso foram escolhidas por mim e pela Câmara Municipal de Cuiabá para essa homenagem. Cada um tem a sua contribuição, pois nestes últimos anos Cuiabá cresceu em ritmo acelerado, saiu daquela cidade pacata para uma cidade moderna, para uma cidade que é reconhecida em todos os seguimentos”.

O presidente do Grupo Gazeta de Comunicação João Dorileo Leal, que representou os homenageados na sessão solene começou o seu discurso dizendo do orgulho que sente pela querida Cuiabá. “Orgulho esta é a palavra que sinto por Cuiabá, uma cidade acolhedora, aconchegante de gente do bem, terra de gente digoreste, com belezas próprias histórias seculares. Aos 300 anos a capital de Mato Grosso é o melhor exemplo de que podemos e devemos manter viva a memória do nosso povo. Ter sido escolhido por esta Casa de Leis me emociona e me honra grandemente, por esta noite serei eternamente grato, agradeço a responsabilidade e a honra de poderem representar todos os homenageados”.

O Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, Jonildo José da Silva, homenageado pelo parlamentar, se disse honrado e estendeu a homenagem à toda Polícia Militar. “Essa homenagem que a Câmara de Cuiabá está prestando é muito justa e importante, pois a capital completa 300 anos, e é realmente para mim uma grande honra estar aqui hoje juntamente com grandes personalidades da cuiabania. Essa honraria não é dedicada só a mim, mas para a tropa da Polícia Militar de Mato Grosso, que em Cuiabá conta com cerca de 2.500 homens. Dedico também a cada Policial Militar que contribui para que a cidade de Cuiabá possa viver pacificamente por mais 300 anos”, disse.

Além da homenagem, a sessão solene contou com atrações culturais como a apresentação da cantora Vera Capilé, que interpretou o Hino de Cuiabá e do grupo de dança Flor Ribeirinha. O deputado Estadual Toninho de Souza concedeu a honraria dos 300 anos aos seguintes homenageados:

Aline Figueiredo - Crítica de Arte e animadora cultural
Domingas Leonor da Silva “Dona Domingas - Artesã e fundadora do Grupo Flor Ribeirinha
Edna Lara - Pesquisadora da Gastronomia Regional
Elizabeth Madureira - Historiadora e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso
Eduardo Mahon - Advogado e membro Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e Academia Matogrossense de Letras
Márcio Moreira da Silva - Jornalista e Cineasta
Gabriel Novis Neves - Médico e primeiro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso
Ivens Sacaff - Médico e poeta
Dorileo Leal - Jornalista e empresário da Comunicação
Jonildo José da Silva - Coronel da PM e atual Comandante Geral Polícia Militar do Estado de Mato Grosso
Lucy Regenold - Atriz e modelo