06/05/2019
Em Sessão Solene, Dr. Xavier presta homenagem aos 25 anos de bandas e fanfarras de Cuiabá e MT
Participaram regentes de Cuiabá e de vários municípios mato-grossenses na sessão presidida por Dr. Xavier. A maioria discorreu acerca dos trabalhos realizados e o apoio recebido por parte dos gestores públicos. No geral, apontaram os participantes da cerimônia, prevalece mais descaso do que propriamente algum interesse em ajudar os grupos musicais

O plenário do Legislativo de Cuiabá sediou hoje (6) uma Sessão Solene comemorativa aos 25 anos de atividades da Fanfarra Simples Municipal de Cuiabá, homenagem extensiva aos demais grupos musicais que trabalham nessa área, Estado afora. A honraria, iniciativa do vereador Dr. Xavier, contou com as presenças de autoridades da gestão cuiabana, entre elas o vice-prefeito da capital, Niuan Ribeiro, um dos agraciados pela Moção de Aplauso na cerimônia parlamentar. O vereador Abílio Júnior também marcou presença nesse evento, oportunidade em que salientou ter sido membro de bandas e fanfarras durante grande parte do seu percurso estudantil. Abílio lamentou a falta de incentivos à categoria musical nos últimos tempos, atividade que considera um dos importantes braços culturais e sociais. "Se as escolas contarem com incentivos nesse setor, o índice d e violência sofrerá visível decréscimo", pontuou. Ao todo, foram concedidos 53 títulos (Moção de Aplauso), entregues de forma festiva por quantos lotaram a Casa de Leis.

Na abertura dos trabalhos, o vereador Dr. Xavier destacou a importância das bandas e fanfarras como fator preventivo de que as crianças e adolescentes não sejam cooptadas pela marginalidade. Ainda adiantou que irá elaborar um projeto de lei voltado à concessão de maiores incentivos aos seus militantes por parte de órgãos públicos. "Tenho clara consciência do papel desempenhado pelos regentes de Cuiabá e de outros municípios, a fim de minimizar os males que sempre rondam nossas crianças e adolescentes. Participar de uma banda ou fanfarra realmente tem um significado superior: além de integrarem uma atividade curricular belíssima, de incontestável valor social, crianças e adolescentes ficam protegidas contra o inimigo das drogas e marginalidade. Assim, os nobres regentes aqui presentes podem contar conosco para que seus projetos tenham legitimidade de apoio maior perante os órgãos públicos. Investir nesse segmento, em síntese, emoldura atenção constante à cultura e ao poder que ela tem para exterminar eventuais chagas sociais. Portanto, vamos intensificar mais ações para que o Legislativo se torne aliado ininterrupto de quantos trabalham com bandas e fanfarras em Cuiabá e no restante do Estado".

Paulo: "Ainda sonhamos em ter um apoio mais resolutivo, não de forma paliativa. Isto seria fundamental para irmos avante com nossos projetos sociais, focados em assistir crianças e adolescentes..."

Para o cuiabano Paulo Célio dos Santos, um dos regentes homenageados por Dr. Xavier, ele e seus colegas sentem na pele, no dia a dia, a falta de um apoio efetivo por parte das autoridades constituídas. "Doravante, após essa Sessão Solene, vamos torcer para que o Poder Público tenha um olhar diferenciado em relação a bandas e fanfarras do município. Elas sintetizam o lado bom da sociedade, pois envolvem naturalmente as áreas de educação, cultura e civismo. Civismo, aliás, é algo que deveríamos perpetuar, valorizar sempre, mas infelizmente isso está minguando no Brasil. Daí a necessidade de as bandas e fanfarras disporem de apoio 100% estruturado para continuar desenvolvendo suas funções de forma digna e estruturada. Trabalho ainda ignorado pela sua importância no contexto comunitário e social, em geral".

Segundo Rodrigo Gomes, chefe de Cultura do município de Vera-MT e Mor da "Corporação da Fanfarra Municipal de Vera Mestre Toninho", "precisamos incentivar, cada vez mais, as nossas instituições em todas as cidades. Há uma grande falta de comunicação entre os municípios, através dos seus gestores culturais. A meu ver, falta incentivo para que as bandas e fanfarras possam crescer, tornando-se referência para outros estados". No município de Vera, ressaltou Rodrigo, a realidade é outra, "bem satisfatória", o que não acontece em outros municípios com os quais convive, lamentou o músico. "No caso de Vera, o segmento de bandas e fanfarras está satisfeito pelo incentivo que a Prefeitura Municipal concede às oficinas musicais e de outros gêneros interligados. No geral, o Estado poderia co ntribuir mais, reconhecemos, visto que há muitas bandas em níveis estaduais com drástica falta de incentivos. E nós, enquanto gestores, queremos, sim, contribuir para o crescimento das mesmas".

Para o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, "é uma justa homenagem". O gestor avaliou que os integrantes desse segmento são pessoas comprometidas com o bem-estar social, caracterizados como idealistas potencial. "Elas lutam todos os dias bravamente, apesar do pouco apoio que recebem do Poder Público. Mas são apaixonadas pelo que fazem: vestem a camisa de forma empenhada e sabem a importância das bandas e fanfarras para os jovens e adolescentes. São atividades capazes de tirá-los das ruas e do perigo da ociosidade. Enfim, proporcionam algo que os fascine e leve a desenvolver suas veias artísticas. Muito merecida a homenagem que os regentes recebem hoje, pois são grandes lutadores. O vereador Dr. Xavier está de parabéns pela notória iniciativa!"

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá

Fotos Relacionadas