Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
30/04/2009
Vereador cobra ativação de 3 hospitais estaduais e sugere comodato
Luiz Alves
O vereador Paulo Borges (PSDB) convocou o secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro, para a realização de audiência pública com a intenção de envolver o governo do Estado nas discussões acerca dos problemas da saúde da Capital e cobrar a ativação dos hospitais Modelo, São Thomé e das Clínicas. As unidades, que foram adquiridas pelo Estado para servir de exemplo de saúde pública, estão de portas fechadas há mais quatro anos. Enquanto isso, segundo o parlamentar, os pacientes do interior superlotam as unidades de saúde de Cuiabá, principalmente o Hospital e Pronto Socorro Municipal (HPSMC). “Esses hospitais estão fechados com todos os equipamentos necessários para o funcionamento”, critica.

No ofício encaminhado a Augustinho Moro, Borges sugere que o Estado faça um comodato com o município, pois as unidades de saúde não têm leitos reserva. Desse modo, a Prefeitura da Capital passaria a gerir os três hospitais, que hoje estão paralisados. “Hoje, o Estado contribui com apenas 8% do seu orçamento anual da Saúde”, reclama. Outro agravante para a saúde foi a suspensão do atendimento de emergência do fechamento do Hospital Regional de Rondonópolis no último dia 21, já que, com isso, os rondonopolitanos que precisam de cuidados médicos são encaminhados ao Pronto Socorro de Cuiabá.

Buscar ajuda do Estado foi a forma que o líder do prefeito Wilson Santos (PSDB) na Câmara de Cuiabá encontrou para tentar sanar as falhas da saúde, uma das áreas mais frágeis da administração pública. O assunto vem sendo discutido com frequência pelos vereadores com base nas irregularidades graves detectadas pela Comissão de Saúde da Casa. Paulo Borges disse que a saúde da população está além de questões partidárias e, por isso os governos municipais e estaduais devem se unir para combater esse problema. Cita a epidemia de dengue, que deixou a população cuiabana em desespero.

Pollyana Araújo



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.