14/05/2019
Câmara alugará veículos para atender atividades parlamentares
A Câmara Municipal de Cuiabá está com um processo aberto para realização de tomada de preços para a locação de veículos. O presidente da Câmara, vereador Misael Galvão (PSB), explica que a ação faz parte de um planejamento de gestão do Parlamento e a intenção da medida é dar condições de trabalho aos parlamentares e atender as demandas das secretarias do Legislativo.

Por questões orçamentárias, a locação deve ser concretizada no segundo semestre deste ano. “A missão, quando assumimos a presidência da Mesa Diretora, foi de resgatar a imagem do Parlamento e valorizar os servidores. Temos que tirar o cenário de abandono e valorizar tanto a instituição quanto as pessoas que aqui trabalham e necessitam de estrutura para desempenharem suas atividades”, disse Misael.

O presidente da Câmara ressaltou que não tem medo de quebrar paradigmas e nem de abordar temas polêmicos, como a locação de veículos. “Tenho que fazer gestão. E administrar também é saber onde aplicar os recursos públicos. Vou abordar este tema de forma transparente e justa com a população. Com vereadores e com os servidores”, pontua Misael.

A medida deverá representar celeridade, qualidade e volume às atividades parlamentares. A intenção do Legislativo é a de ampliar os serviços da Câmara, aproximando-a ainda mais da população cuiabana, com a garantia de realização de sessões itinerantes, audiências públicas e a execução de um projeto social voltado às crianças.

TRANSPARÊNCIA –  O presidente explica que a modalidade tomada de preços permite que a Câmara Municipal pague apenas o que for consumir. Ao todo, deverão ser alugados 32 veículos, sendo 30 automóveis modelo hatch com motorização 1.0, uma van e um ônibus. Hoje, a Câmara possui dois veículos – sendo um em estado preocupante de conservação.

“A frota atual não permite à Câmara Municipal atender a sociedade de uma forma adequada. Aproximar o Legislativo do cidadão, contribuinte, pagador de impostos, é uma de nossas metas e, com este certame, teremos mais condições de fazer isso”, destaca o presidente da Câmara.

Vinte e Cinco veículos serão entregues aos gabinetes parlamentares e sete serão repassados às secretarias. Já o ônibus e a van, explica Misael, servirão para o andamento de diversos projetos do Parlamento, como o “Cuiabaninhos na Câmara”, que levará estudantes de escolas públicas para conhecerem e acompanharem os trabalhos do Legislativo.

“Está no nosso plano de gestão a ampliação das ações da Câmara e isso só será possível com a existência de uma estrutura mínima de trabalho aos vereadores e servidores”, lembra o parlamentar que também enumerou ações como a ouvidoria itinerante, que busca ouvir os anseios, críticas e queixas da população as audiências públicas, sessões solenes e sessões fora da sede do Legislativo, que requerem estrutura de transporte para serem efetuadas.

A Câmara também possui em sua estrutura administrativa seis secretarias e mais a Procuradoria-Geral Legislativa que desempenham serviços externos. Neste organograma constam, por exemplo, o Núcleo de Apoio às Mulheres e a Diretora de Cultura, Resgate Histórico e Eventos do Legislativo, que realizam trabalho específico com a população. A Câmara Municipal também se programa para criar o Coral da Câmara, entre outras ações.

COMBUSTÍVEL – Além da locação dos automóveis, o certame prevê a compra de combustível, cujo contrato atual se encerra em breve. Diferentemente da locação dos veículos, a compra do insumo será concretizada ainda no primeiro semestre. “A aquisição do combustível ficará restrita aos carros que estarão disponíveis para as secretarias da Câmara. Já os carros que serão cedidos aos parlamentares deverão ser abastecidos pelos gabinetes”, explica presidente da Câmara.

Câmara Municipal de Cuiabá