15/05/2019
Câmara inicia ciclo de palestras voltado ao combate à violência contra a mulher nesta quinta (16)
O Bairro Jardim Colorado será o primeiro a receber a palestra.

Acontece nesta quinta-feira (16), no bairro Jardim Colorado em Cuiabá, a palestra “Rompendo Ciclos de Dor”. Esta será a primeira rodada do circuito de palestras voltada para combate à violência contra a mulher.
Este projeto está sendo desenvolvido pela Câmara Municipal de Cuiabá por meio da Secretaria Geral. A palestra será realizada na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Frei Quirino nº 22 Jardim Colorado, das 18h30min às 20h30min.

Os palestrantes serão a Drª Jozirlethe Magalhães Crivelatto, delegada titular da defesa da mulher, e pela Tenente Coronel Graziela Bugalho, idealizadora do projeto “Patrulha Maria da Penha”.

“Nosso principal foco é diminuir esse índice de feminicídio em Mato Grosso. E como se faz ara combater, para não chegar a este último grau de violência? É combatendo essa violência ainda quando ela esta iniciando, o ciclo quando ele esta se iniciando. São nas injurias, ameaças, no início de um relacionamento abusivo, e aí entra a conscientização. Precisamos conversar com essas mulheres, explicar o que é relacionamento abusivo, como pode se fazer para sair de um relacionamento abusivo”, explicou a delegada Jozirlethe.

Ela ainda ressalta a importância da participação dos homens nessas palestras educativas. “Não queremos conversar apenas com as mulheres, queremos que os homens também possam nos ouvir e entender a importância disso”, frisou.
Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, 82 mulheres foram mortas em Mato Grosso somente no ano passado. Destas, 38 foram vítimas de feminicídio.

Cuiabá é a cidade que possui o maior número de feminicídios registrados. Em 2018, foram constatados sete homicídios cometidos contra mulheres, que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.

O levantamento ainda mostra que, mais de 10.500 foram vítimas de violência na Capital no ano passado. Os dados são considerados alarmantes pela chefe do Núcleo de Apoio a Mulher, Criança e Idosos do Parlamento Municipal, Jerusa Camargo.

“Quanto mais for falado e trabalhado em cima desse assunto, maiores são as chances de diminuirmos estes números”, explicou.

De acordo com Jerusa, a intenção é orientar e conscientizar a sociedade quanto a este tema. “Dentro da nossa Capital, a Câmara de Cuiabá está tentando levar para mais perto da sociedade, dentro dos bairros, esse esclarecimentos através de palestras educadoras, para orientar a comunidade da importância de se combater a violência contra a mulher”, completou.
A presidente do bairro Novo Colorado, Hugolina da Cruz ressalta a importância do projeto a região, tendo em vista os casos registrados recentemente.

“Essa é uma palestra muito importante diante dos casos que estão acontecendo em nossa região. Por isso, é muito importante a participação tanto de homens quanto de mulheres”, finalizou.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá