17/05/2019
Câmara realiza 1ª palestra no combate à violência contra a mulher
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na noite desta quinta-feira (17) a primeira rodada do circuito de palestras em combate à violência contra a mulher. Com o tema “Rompendo Ciclos de Dor”, o tema foi abordado com os moradores do Bairro Novo Colorado.

O projeto vem sendo realizado pela Secretaria Geral do Parlamento Municipal, por meio do Núcleo de Apoio a Mulheres, Crianças e Idosos.

“Hoje estamos dando início aqui ao circuito de palestras voltado ao combate à violência contra a mulher. Um tema de extrema importância tendo em vista os índices registrados em nosso Estado e, principalmente na Capital. A nossa intenção é contribuir para redução desses números”, explicou o presidente da Câmara, Misael Galvão.

Para palestrar, a Câmara convidou Drª Jozirlethe Magalhães Crivelatto, delegada titular da defesa da mulher, e a Tenente Coronel Graziela Bugalho, idealizadora do projeto “Patrulha Maria da Penha”.

A Coronel aproveitou para falar sobre o projeto. “O projeto começou o ano passado em outubro como projeto piloto em Cuiabá e também em outros municípios. Realmente é um projeto que tem surtido um grande efeito na atuação perante as medidas protetivas de urgência que são decretadas pelo poder judiciário em casos de violência contra mulher”.

Em sua fala, Jorzirlethe deu dicas de como identicar se a pessoa está sendo vítima de violência ou não. “A vítima de violência domestica, geralmente começa essa vivencia em um relacionamento abusivo, dentro de um namoro ela já pode identificar alguns sinais. Quando falamos de relacionamento abusivo temos que entender essa teoria que chamamos de objetificação ao corpo da mulher”.

Susan Bento | Câmara Municipal de Cuiabá

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!