21/05/2019
Saad propõe projeto que visa combater a Diabetes
O vereador Ricardo Saad (PSDB) teve dois projetos de lei de sua autoria apreciados na sessão plenária desta terça-feira (21). A primeira institui no município de Cuiabá a Semana de Atenção da Pessoa com Diabetes, a ser comemorado anualmente na semana que incluir o dia 14 de Novembro, data em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes.

A intenção é alertar a população cuiabana quanto à importância de prevenção da doença, bem como de seu diagnóstico precoce. Para tanto, a proposta é intensificar nesta semana ações como divulgação dos principais sintomas e as unidades de tratamento que atendam por meio do Sistema Único de Saúde, promover debates sobre o tratamento e a importância do diagnóstico precoce, e ainda estimular os cidadãos cuiabanos a realizarem exames específicos periódicos voltados para o diagnóstico do Diabetes.

O Diabetes é uma Síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
“Precisamos chamar a atenção da população para a importância da prevenção e também diagnóstico precoce do diabetes. Então, a relevância e pertinência desta lei estão justificadas na importância da atenção aos primeiros sintomas do diabetes para o sucesso do seu tratamento”, enfatizou Saad.

A outra proposta, por sua vez, inclui no calendário oficial de eventos do município a caminhada pelo fim da violência contra a mulher, a ser realizada na primeira semana do mês de maio.

“Se faz necessário tornar oficial a proposta de uma caminhada em prol de divulgar e provocar a sociedade pra mobilizar e se envolver para combater a violência contra a mulher brasileira. Diga de passagem que a "Caminhada pelo fim da Violência contra a Mulher", já e uma realidade e vem sendo realizada com apoio de muitas frentes de combate contra a violência da mulher, restando ser incluída no calendário oficial do município”, explicou.

As matérias foram provadas em fase de parecer por unanimidade. Ambas receberam o aval da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR).

Na próxima semana, elas retornam a pauta para a votação do mérito.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues