21/05/2019
Em reunião com o vereador Dr. Xavier, liderança do bairro Verdão reivindica melhorias diversas
O advogado Marcione Mendes de Pinho, uma das lideranças do Verdão e ex-secretário-adjunto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, esteve hoje (21) no gabinete do vereador Dr. Xavier, oportunidade em que reivindicou melhorias diversas para serem implementadas na comunidade do Verdão e adjacências. Segundo ele, o bairro inteiro e região próxima carecem de rede de esgoto e outras deficiências. São demandas já elencadas junto às autoridades do município, sem que, até agora, nada tenha sido resolvido concretamente, lamenta. Como exemplo, citou a inexistência de elevatória em frente à Arena Escola (sediada dentro da própria Arena Pantanal, na Avenida Agrícola Paes de Barros), reivindicação antiga dos moradores. Conforme enfatizou, a ausência desse dispositivo de seguran&c cedila se constitui em risco constante de acidentes para alunos e pedestres em trânsito naquele trecho, pois os motoristas não respeitam os limites de velocidade.

Outra situação apontada pelo causídico diz respeito à Praça Esportiva do Jardim Cuiabá, a antiga "Praça do Lions", local que sediará brevemente um mini estádio (com 70% das obras concluídas), além de quadra de areia, pista de caminhada, academia ao ar livre e outras opções a serem disponibilizadas à comunidade, em geral.  A sugestão da liderança é para que seja implementado um sistema de administração interbairros no futuro complexo. "Este grupo viria democratizar a utilização daquele espaço, além de contemplar toda a região. O propósito é disponibilizar a futura estrutura em nível público, sem a imposição de monopólios de qualquer espécie".

"O CÓRREGO 8 DE ABRIL É UMA GENUÍNA CARNIÇA A CÉU ABERTO. A POPULAÇÃO É QUEM PADECE COM ESSA TORTURA DIÁRIA..."

Marcione ainda solicitou indicação parlamentar para a execução de rede de esgoto na Avenida Professor Ranulfo Paes de Barros, uma das principais do Verdão. Ele disse que o córrego 8 de Abril, coletor natural de esgoto na região, fica localizado a menos de 200 metros desta via de acesso, "fator nitidamente facilitador para a instalação da rede". E acrescentou que a implantação da referida estrutura de saneamento básico é uma necessidade extrema da comunidade, envolvendo a necessária higienização local e no seu entorno, além de implicar na garantia de melhor saúde para os moradores do setor. "Saneamento básico é o princípio elementar de uma boa saúde", disse.

Segundo exposição feita pelo líder comunitário, faz-se urgente a revitalização do Córrego 8 de Abril, "de há muito sufocado pela grande quantidade de dejetos de toda espécie lançada no seu leito diariamente. As laterais desse córrego estão desmoronando fáceis.  Realidade de perigo constante a quantos residem no seu entorno e que transitam nos passeios. Sem falar nos veículos que  sempre caem lá dentro, ocasionando vítimas".

Na sua opinião, esse problema poderia ter sido resolvido há anos atrás. Ele observou que as crateras no canal surgem cada vez maiores quando da ocorrência de chuvas fortes. "É preciso então revitalizá-lo urgentemente. O córrego 8 de Abril representa um quadro caótico e de clara agressão à saúde pública em Cuiabá, e infelizmente está situado em pleno miolo da capital, ao lado da pomposa Arena Pantanal. Creio que já tivemos oportunidade de resolver esse problema: foi no transcurso dos preparativos da Copa de 2014, época em poderia ter sido canalizado e coberto, a exemplo da Prainha. Houve até um início de obras nesse sentido, porém não levaram a efeito nem 5% do previsto no cronograma de serviços. E o córrego continua escancarado, latrina fétida que serpenteia livremente na região do Verdão, inf ernizando a vida dos moradores próximos".

Dr. Xavier anotou as sugestões de Marcione e afirmou que elas terão curso oficial de encaminhamento às autoridades municipais e mesmo em nível estadual. Também lamentou que o Córrego 8 de Abril ainda seja receptor de toneladas de esgoto in natura, lançado ininterruptamente no Rio Cuiabá. "Realmente, faz-se urgente a canalização desse córrego, e, principalmente, a extensão do tratamento de esgoto em Cuiabá, ainda em percentuais insignificantes. O Rio Cuiabá não suporta mais tanta carga poluidora, e logo ele e todo o Pantanal estarão contaminados de forma irredutível. Isto significa a perda da fauna, flora e da fonte de subsistência dos ribeirinhos, que ainda vivem da pesca. Vamos assim ultimar providências para tentar sensibilizar os órgãos ambientais a se unirem numa cruzada em prol do salvamento do Rio Cuiabá. Paralelamente, estaremos acompanhando o desenrolar do atendimento solicitado para o Verdão e adjacências, comunidades que merecem nossa atenção máxima e dos gestores do município".

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá