28/05/2019
Dr. Xavier comemora retomada das obras de reforma no Centro de Saúde do Novo Terceiro
Vereador afirma que sua luta é antiga, mas foi finalmente coroada de êxito. "A comunidade local e adjacente agradecem. Milhares de pessoas padeciam com a longa interrupção dos serviços clínicos antes ofertados pelo Centro de Saúde".

O vereador Dr. Xavier anunciou hoje (28) que os moradores do bairro Novo Terceiro, em Cuiabá, após longo período de expectativas frustradas pelo não cumprimento do cronograma de obras da reforma do Centro de Saúde local, unidade paralisada há anos, "hoje estão felizes pela retomada de caráter conclusivo dos serviços". O Novo Terceiro é uma das mais populosas comunidades urbanas da capital, e surgiu por ocasião das enchentes de 74, que alagaram o Grande Terceiro. O popular "Posto de Saúde", conforme denominam seus habitantes, atende vários bairros adjacentes.

Para que a reforma do Centro saísse da fase de paralisação, o vereador Dr. Xavier recorda ter contabilizado um sem número de reuniões junto à Secretaria de Saúde de Cuiabá. "Sempre enfatizei à diretoria os graves prejuízos que a população local e de moradores no entorno daquela região vinham sofrendo por causa da interrupção do atendimento médico", observou. O trabalho parlamentar implicou ainda em visitas "in loco" ao local e fiscalizações rotineiras, sempre acompanhadas de diretores da secretaria e engenheiros responsáveis pelo projeto. "Exigimos que alguma coisa precisava ser feita urgentemente, para reativar o atendimento no Centro de Saúde. Hoje, já podemos comemorar, graças a Deu s!"

A longa paralisação do Centro de Saúde do Novo Terceiro - outro aspecto salientado pelo vereador - implicou também em sobrecarga crescente de serviços no atendimento clínico SUS do município, na Cidade Verde. "Deslocaram os funcionários do Centro para o Posto de Saúde do bairro Cidade Verde, com o objetivo de reforçar o atendimento. Dada as dimensões menores daquele posto alternativo, ocorreu natural sobrecarga. Em síntese, claro desconforto para quem trabalha lá e também para os pacientes, em geral. A reabertura do Centro de Saúde do Novo Terceiro vai significar a solução geral de tais problemas".

SETOR ODONTOLÓGICO - Toda a antiga estrutura do Centro de Saúde do Novo Terceiro vem passando por revitalização geral, constatou o vereador Dr. Xavier em recente visita à unidade. Ele aplaudiu um detalhe que considera de extrema importância comunitária: a instalação de setor odontológico no lugar, exigência que impôs quando da concepção do projeto de reforma e ampliação. "Temos insistido para que todas as unidades SUS do município de Cuiabá contem com esse dispositivo, já disponível em algumas. É reivindicação geral das comunidades da capital, muitas desassistidas do dentista da família. Assim, em breve, após reabrir suas portas aos pacientes, o Centro de Saúde do Novo Terceiro terá atendimento odontológico de qualidade. Considero isso como avan ço sinalizador a outras vitórias que pretendemos consolidar na capital mais à frente. Não vamos parar de fiscalizar melhorias e cobrar a implantação de toda estrutura básica e fundamental na área de Saúde".

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá

Fotos Relacionadas