06/06/2019
Câmara aprova projeto de Bussiki para homenagear pessoas que promovem a cultura
Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara de Cuiabá aprovou, em sessão plenária nesta quinta-feira (06), o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Bussiki (PSB) que concede “Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo Escritor, Jurista, Docente e Jornalista Gervásio Leite” às pessoas que se destacaram na criação, promoção, divulgação e universalização literária, artística e cultural em Cuiabá.

O projeto de lei modifica a Resolução n° 003/2015, de autoria do ex-presidente da Câmara Júlio Pinheiro, que permitia que cada vereador homenageasse uma pessoa física ou jurídica que tenha se destacado na literatura na Capital.

No entanto, segundo Bussiki, o projeto limitava o reconhecimento, por parte do Legislativo, de personalidades que contribuíram e que ainda contribuem apenas para o segmento literário, apesar de o próprio Gervásio Leite, personalidade que dá nome à honraria, ter dado grandes contribuições para vários segmentos.

“Sabemos que Gervásio Leite atuou em diversos setores artísticos e culturais para além da atividade literária. Por essa razão, é merecido que figuras de destaque desses segmentos também possam ser agraciadas com essa tão importante homenagem feita pela Câmara de Cuiabá”, disse.

Além disso, o projeto de Bussiki também amplia o número de pessoas a serem homenageadas. “Um título honorifico é uma forma de reconhecer a importância da pessoa e da contribuição que ela deu à sociedade. Não vejo razões para limitar essa homenagem, que além de tudo é uma forma de agradecimento”, encerrou.

Biografia – Gervásio Leite formou-se em Direito na Universidade do Rio de Janeiro, atuou como advogado, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e chegou a ocupar o cargo de presidente do órgão em 1966.

Também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso, deputado estadual e lecionou na Escola Técnica de Comércio e junto à Faculdade de Direito de Cuiabá.

Também foi professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), jornalista e co-fundador do jornal Estado de Mato Grosso. Gervásio Leite faleceu aos 73 anos no Rio de Janeiro (RJ), em 1990.

Karine Miranda | Assessoria Vereador Marcelo Bussiki