10/06/2019
Ação solidária incentiva doação de sangue
A ação teve como objetivo reforçar os estoques e incentivar a doação de sangue.

Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Seguindo este pensamento a equipe de gabinete do vereador Toninho de Souza (PSD), liderada pela assistente Social Eliane Souza, realizou na última sexta-feira (07) mais uma ação de doação de sangue no MT Hemocentro, na capital. O objetivo foi a manutenção dos estoques de bolsas de sangue e também incentivar a população sobre a importância deste ato de amor que pode salvar vidas.

A assistente Social Eliane Souza falou sobre a iniciativa realizada mensalmente de levar novos doadores ao Hemocentro. " Estamos divulgando as ações pois sabemos da importância deste ato de amor, estamos convidando familiares, amigos e a sociedade para tirar um pouquinho do seu tempo e salvar vidas. Vidas estas que podem ser salvas por meio da doação de sangue. Por isso estamos nesta causa, sabemos o quanto os bancos de sangue precisam estar com estoques em dia”.

Michael Kurpel aproveitou a ação para realizar a doação de sangue. " Estou muito feliz em poder ajudar, é realmente um ato de amor. O meu sangue vai poder salvar a vida de outras pessoas. É muito importante ações como esta para incentivar a população a doar, nós podemos como eu disse, salvar vidas", disse.

O vereador Toninho de Souza lembrou mais uma vez sobre a importância desta iniciativa. "Uma doação pode salvar até quatro vidas, portanto, acredito que ações de incentivo são necessárias sempre, por isso quero parabenizar a minha esposa Eliane Souza e minha equipe pela linda iniciativa”, disse o parlamentar.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Critérios para doação

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
(Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável
Pesar no mínimo 50 kg
Estar alimentado
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar  2 horas
Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe).

Para doar, procure o MT Hemocentro nos seguintes endereços:

MT - HEMOCENTRO - Banco de Sangue Público de Mato Grosso
Captação de Doadores.
Sede: Rua 13 de Junho, 1055. Porto. Cuiabá - MT.
Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 17h30.
Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - MT
Rua General Vale 182. Bandeirantes. Cuiabá - MT.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 15h30.

Verônica Rakel - Rui Matos | Assessoria Vereador Toninho de Souza

Fotos Relacionadas