11/06/2019
Dom Milton Santos recebe título de cidadão cuiabano
Assessoria de Imprensa
A Câmara de Vereadores de Cuiabá concedeu o título de cidadão cuiabano ao Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton Antônio dos Santos, que completou 15 anos na Capital. A honraria foi entregue na noite desta segunda-feira (10), pelo autor do Decreto Legislativo, vereador Delegado Marcos Veloso (PV).

Na ocasião, na Paróquia Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, em Santa Missa de Ação de Graças, Dom Milton Santos, SDB (Salesianos de Dom Bosco) celebrou seus 15 anos como Metropolita da Arquidiocese de Cuiabá e 15 anos do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá.

Durante a entrega do título de cidadão cuiabano, Marcos Veloso lembrou que antes da decisão de concorrer ao cargo de vereador, buscou junto a Dom Milton aconselhamento. “Recordo muito bem das ‘doces’ e sérias palavras que o senhor me disse. Trago elas comigo até hoje”, declarou o vereador.

Marcos Veloso, em nome da bancada religiosa da Câmara de Vereadores, ressaltou o merecimento da honraria a Dom Milton. “Pelo seu trabalho como Pastor maior da nossa Igreja frente a Arquidiocese e pelo seu desprendimento com o povo cuiabano”, disse o parlamentar.

Dom Milton recordou sua primeira mensagem dirigida aos fiéis da Arquidiocese de Cuiabá em 09 de junho de 2004, na Abertura do Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá:

QUERIDA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ

“Deus é Amor e Misericórdia!” (1 Jo 4,16)

Nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá pelo Papa João Paulo II, com o “olhar do coração voltado para o mistério da trindade” (NMI 43), numa “espiritualidade da comunhão” e na Escola de Maria. Mulher “Eucarística”, chego como um Discípulo que deseja, antes de tudo, aprender as lições de vida do seu povo, da sua história, da terra…. para que, com os olhos-emprestados-de-Deus” saiba perceber e sentir cada pessoa como “um que faz parte de mim”.

Agora estamos juntos, caminhemos na união (Jo 17,21) para que em cada recanto da nossa Arquidiocese se respire o ar da Caridade-amor que nos faz ter os olhos fixos em Deus-Trindade, os pés no chão (realidade) e os braços a serviço dos irmãos e irmãs que mais necessitam!

Conte comigo, pois estou “apostando” em Você!

Chego em sua vida no “Nome do Senhor Jesus” para servir.

Dom Milton Santos, SDB – Após o dia 09 de junho de 2004

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá