18/05/2009
Na Semana da Enfermagem, Adevair entrega 40 moções de Aplausos
Luiz Alves
O vereador Adevair Cabral (PDT) homenageou em sessão solene realizada nesta segunda (18), na Câmara Municipal de Cuiabá, 40 profissionais, que de 12 a 20 de maio comemoram a semana da Enfermagem, com a entrega de moções de Aplausos. Para o parlamentar, a categoria de enfermagem presta um trabalho de grande relevância social, mas não recebe reconhecimento à altura, como, por exemplo, um piso salarial digno. “Obrigada anjos de branco por Deus ter lhes colocado na terra para nos ajudar”, destacou.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren), Vicente Pereira Guimarães, cobrou melhores condições de trabalho e salário mais justo à categoria. “O salário está muito aquém da atividade desenvolvida pelos trabalhadores, o que faz com que tenham que arrumar até três empregos", afirmou. Para ele, o auxiliar de enfermagem deveria receber, ao menos, quatro salários mínimos, enquanto a remuneração mensal do técnico de enfermagem teria de ser seis salários. Já no caso do enfermeiro, que deve possuir curso superior para exercer a função, deveria receber 10 salários mínimos.

Outro que reclamou da falta de reconhecimento foi o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado, Dejamir Soares. Ele considera injusta a atitude da prefeitura em retirar o adicional por tempo de serviço do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). “Ficamos felizes com o PCCS, mas ao final foi frustrante”, disse. Também participaram do evento os vereadores Toninho de Souza (PDT) e Antônio Fernandes (PSDB).

Pollyana Araújo