22/05/2009
Deucimar entrega relatório de auditoria à Delegacia Fazendária
Luiz Alves
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), entregou nesta sexta (22) o relatório da auditoria das contas da gestão do ex-presidente da Casa, Lutero Ponce (PMDB), à delegada titular da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários, Lusia de Fátima Machado. Além da auditoria, a delegacia vai apurar o suposto desvio de recursos do Legislativo com base nas cópias dos processos licitatórios, empenhos e pagamentos referentes a 2007 e 2008.

Os documentos, que vão nortear o inquérito policial aberto ontem, foram recolhidos pelos delegados na secretaria de Finanças e na Comissão de Licitação da Casa. O inquérito deve ser concluído em 60 dias. A delegada titular conta que analisou o resultado da auditoria de maneira superficial, porém, já constatou a existência de graves indícios de irregularidades. "Se o crime for comprovado, o antigo gestor deverá responder por fraude em licitação, peculato, corrupção passiva e formação de quadrilha", avaliou.

Lusia explica ainda que a auditoria será refeita de maneira criminal, já que a levantada pela Ginaira Lene de Amorim possui um perfil técnico. "Vamos retroagir o trabalho a 2007". O processo investigatório está a cargo dos delegados-adjuntos Rogério Modelli, Wylton Massao Ohara e Maria Alice Barros Martins Amorim.

Para acompanhar a investigação policial, Deucimar designou a assessora jurídica da Casa, Rita Penha. O presidente lamentou o fato da maioria dos vereadores cuiabanos terem votado contra a abertura da comissão processante na sessão desta quinta (21). "Perdemos a grande oportunidade de demonstrar transparência nos atos do Legislativo", disse.

Pollyana Araújo