Início
NOTÍCIAS
15/07/2019
Vereador quer mais conscientização da importância da higienização das mãos
Câmara Municipal de Cuiabá
Esta tramitando no Parlamento Municipal um projeto de lei de autoria do vereador Ricardo Saad (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de hospitais, clínicas e laboratórios afixar aviso sobre higienização das mãos.

Conforme a proposta, o aviso deverá se dar por meio de adesivo, plaqueta ou cartaz, confeccionado em material resistente e impermeável, com os seguintes dizeres: “Ajude na prevenção de doenças – Lave suas mãos”.

A sua fixação deverá ser obrigatório em hospitais, clínicas e laboratórios, em suas dependências sanitárias, bem como próximo das pias de higienização das mãos dos usuários assim como nos estabelecimentos privados em que houver qualquer tipo de manipulação ou contato com alimentos, embalados ou não, inclusive na sua preparação, fornecimento, distribuição e comercialização, em suas dependências sanitárias e próximas das pias para higienização das mãos dos manipuladores de alimentos.

Os avisos ainda deverão ser fixados em áreas de consumação de alimentos de estabelecimentos privados, como refeitórios, restaurantes e praças de alimentação, próximo das pias instaladas nesses locais para higienização das mãos dos usuários.
“A higienização das mãos é uma medida simples, efetiva e de menor custo para prevenção de doenças transmissíveis, como infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), e doenças gastrointestinais como escabiose, herpes simples e conjuntivite, assim como a gripe e outras viroses”, pontua Saad.

De acordo com o vereador, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece essa prática como uma das principais estratégias contra epidemias, uma vez que as mãos das pessoas representam o principal veículo de transmissão de micro-organismos. 

“Em geral, as mãos são a parte do corpo que mais entram em contato com outras pessoas e objetos inanimados, contribuindo para disseminação de vírus e bactérias e, quando levadas à boca, olhos e nariz sem a devida higienização, podem levar a auto-contaminação e propagação de micro-organismos”, acrescenta.

Diante disso, visando à prevenção de doenças, o parlamentar afirma que idealizou a elaboração do projeto de lei que Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixar lembretes como forma de tornar a higienização das mãos necessária, assim como a técnica correta desta pratica, em quaisquer instituições de saúde ou estabelecimentos que em houver o preparo, consumo e comercialização de alimentos.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
05/06 - Vereadores participam de inauguração de ponte de concreto em zona rural de Cuiabá
05/06 - Vereador Rodrigo Arruda e Sá marca presença no aniversário do 1º Batalhão da PM Em Cuiabá
05/06 - Vereador fiscaliza indicação atendida com a conclusão da obra da ponte sobre Rio Aricá
05/06 - Vereador Kássio Coelho cobra políticas de cuidados com o rio Cuiabá
05/06 - Nota de Pesar | Jorge Maciel
05/06 - Sessão solene homenageia profissionais da comunicação no Dia Nacional da Imprensa
05/06 - Regulamentação da ozonioterapia é apresentada em projeto de lei
05/06 - Meio Ambiente: Cuiabá Faz O Dever De Casa!
05/06 - Projeto Plantar vai mobilizar cerca de 120 pessoas para revitalizar Córrego do Barbado
05/06 - Vidal homenageia Cão que encontrou 350 kg de cocaína em caminhão-tanque
05/06 - Líder comunitário cuiabano, parabéns pelo seu dia
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.