25/07/2019
Câmara apoia campanha de combate a HIV e outras ISTs
Câmara Municipal de Cuiabá

Exames de testagem rápida para ISTs – Infecções Sexualmente Transmitidas -, HIV-Aids, Sífilis e Hepatites A, B e C estarão disponíveis na próxima quinta-feira (1º),  a partir das 08 horas no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá. Os testes vão ser realizados pela equipe do SAE – Serviço Assistencial de Endemias da Prefeitura – em parceria com alunos residentes de Enfermagem da UFMT.
A testagem rápida é realizada através de um simples exame com gotinha de sangue ou fluido oral e apresenta resultado em no máximo 30 minutos.

Além dos exames a equipe de profissionais vai prestar esclarecimentos acerca dos tratamentos disponíveis, formas de transmissão, cuidados necessários para evitar contágio e encaminhamentos para tratamento.

Segundo informou a Coordenadora do SAE, Enfermeira Camila Cavalcante, a finalidade do evento é ampliar a testagem rápida, pois o diagnóstico precoce aumenta a chance de sobrevida e também a cura, quando possível e está sendo realizado dentro da Campanha Julho Amarelo, que aborda a questão das diversas formas de hepatite.

Ela informou que Cuiabá vive uma epidemia dessas infecções, “em acompanhamento no SAE temos em torno de 5 mil pessoas, esse montante, conforme as pesquisas, multiplica-se por 4, e vamos encontrar cerca de 20 mil que não sabem que estão infectados”.

Saber que possui uma dessas infecções possibilita o tratamento e após o início já começa o processo de estancamento das transmissões, evitando que mais pessoas sejam infectadas.

O SAE funciona na rua Piraim,s/n, ao lado do Centro de Saúde do bairro Grande Terceiro, na Região Leste. Ele existe desde 1998 e possui 41 profissionais, contando com uma equipe de médicos infectologistas, patologistas, psicólogos, nutricionistas, além de técnicos e pessoal de serviços gerais. Está em projeto a inauguração de uma unidade para atender na Região Norte.

Ethevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!