01/08/2019
Servidores e população realizam teste rápido capaz de detectar hepatite e sífilis no saguão da Câmara
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá

Por meio de uma parceria entre o Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Prefeitura de Cuiabá e o grupo do curso de enfermagem da UFMT, a Câmara Municipal disponibilizou na manhã desta quinta-feira (01) diversos exames, na modalidade Teste Rápido, para que servidores e público em geral pudessem averiguar melhor a saúde.

Cerca de 200 pessoas foram atendidas. Conforme declarou a coordenadora do SAE, a enfermeira Kamylla Reis, o número foi bem maior do esperado. Reis liderou uma equipe de 12 profissionais na execução dos testes.

O teste rápido é realizado por meio de simples exame de sangue coletado por uma leve punção no dedo da mão e permite que o resultado seja conhecido em menos de 20 minutos, revelando se a pessoa está ou não contaminada pelo vírus causador da hepatite tipos B e C, e pela bactéria causadora da sífilis. Em caso de positividade o encaminhamento para tratamento é feito de imediato, medida que visa interromper contaminações futuras.

As principais formas de contágio das duas doenças ocorrem de forma semelhante, através do contato com sangue, seja na relação sexual sem proteção ou mesmo nas ações corriqueiras do dia a dia, como por instrumentos de manicure sem higienização adequada, na colocação de piercing, no parto quando a mãe está infectada e também pela transfusão de sangue.
Os sintomas das duas doenças também demoram a aparecer e quando surgem o indivíduo já apresenta quadro bastante agravado, o que dificulta o tratamento. Por isso a importância de fazer exames com regularidade.

ATENDIMENTO – Entre os dias 10 e 17 deste mês esta equipe do SAE/UFMT estará realizando o mesmo serviço no Shopping Popular, no período das 08 às 16 horas. O material para realização dos testes é distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde, o que garante confiabilidade. Os testes são sigilosos e não exigem jejum.

A parceria entre o SAE e a UFMT está em vigor há mais de três anos. Para fazer o teste rápido, a população dispõe também dos serviços nas policlínicas do Verdão, Planalto e Coxipó. Este ano foi a primeira vez que a Câmara de Cuiabá disponibilizou espaço para realizar os testes.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá